Governo dissolve Conselho Diretivo do IFAP e nomeia nova equipa;

Rui Martinho é o novo Presidente
Governo dissolve Conselho Diretivo do IFAP e nomeia nova equipa
O Governo dissolveu o Conselho Diretivo do IFAP a 27 de março e exonerou todos os seus membros, invocando a necessidade de "imprimir uma nova dinâmica e orientação à gestão" do Instituto. Rui Martinho é o novo Presidente.
 
O Governo dissolveu o Conselho Diretivo do IFAP a 27 de março e exonerou todos os seus membros.
O Despacho n.º 3863-C/2020, de 27 de março, publicado em Diário da República, justifica a decisão com a necessidade de "imprimir uma nova dinâmica e orientação à gestão" do Instituto, alegando os desafios estratégicos de "combater as alterações climáticas", "responder ao desafio demográfico", "construir a sociedade digital" e "reduzir as desigualdades", assumindo também como "prioridade colocar os fundos estruturais ao serviço da convergência com a União Europeia, potenciando o seu papel catalisador do desenvolvimento de uma economia mais competitiva".
A decisão foi assinada pelo Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e pelo Secretário de Estado do Orçamento, João Leão.
O Governo justifica ainda a decisão pelo facto de a atual legislatura vir a ser "marcada por importantes desafios, desde logo, considerando o novo período de programação de fundos europeus 2021 -2027, a respetiva preparação atempada e a implementação deste novo ciclo".
Neste domínio, diz o Governo que "importa conferir prioridade à simplificação dos processos de decisão e no relacionamento com as entidades envolvidas nos projetos, com escrutínio apertado quanto à relevância e fiabilidade da informação, colocando particular atenção no desenho e na implementação dos sistemas de informação por forma a garantir a sua segurança, objetivos para cuja concretização o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas desempenha um papel essencial".
Assim, e por forma a alcançar tais desideratos "torna-se necessário imprimir uma nova dinâmica e orientação à gestão do IFAP".
Foi nomeado Presidente do IFAP Rui Martinho. Nuno Moreira, Hugo Lobo e Anabela Reis foram nomeados, respetivamente, Vice-Presidente e vogais do Instituto.
TERESA SILVEIRA - teresasilveira@vidaeconomica.pt, 29/03/2020
Partilhar
Comentários 0