Secretário de Estado da Agricultura lança plataforma ‘locale.pt’;

Projeto envolve municípios de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende
Secretário de Estado da Agricultura lança plataforma ‘locale.pt’
O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo (segundo a contar da esquerda), realçou o papel do turismo, da gastronomia e da restauração e a valorização dos produtos locais.
O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, participou no final de outubro, em Amarante, no lançamento da plataforma https://locale.pt/ da Dolmen - Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional. O projeto envolve seis municípios do Douro Verde:  Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende.
 
“O turismo e a animação turística, a gastronomia e a restauração, a valorização dos produtos locais, a par da formação profissional e das novas tecnologias de informação e conhecimento, dão um contributo importante ao pulsar socioeconómico de um território rural”, disse Nuno Russo na sua intervenção.
O governante realçou ainda o papel dos mercados locais de produtores, “as cadeias de valor acrescentado, os circuitos curtos de comercialização, que permitem um grande potencial de exploração, de comercialização e até de internacionalização”.
Por outro lado, Nuno Russo sublinhou que “a estratégia de desenvolvimento está alinhada com a Terra Futura [Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30] no modelo de implementação e governação, com o propósito de fazer crescer a agricultura, inovando-a e entregando-a à próxima geração, apostando numa cadeia de valor inovadora e competitiva”.
 
Uma iniciativa alinha 
com a Agenda de Inovação 
para a Agricultura 20 | 30
Recorde-se que a Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30 – Terra Futura define uma iniciativa tida como “emblemática” – Alimentação Sustentável –, entre outras 15 iniciativas, porque “quer valorizar e estimular o consumo dos nossos produtos endógenos, garantindo a autenticidade e promovendo a confiança dos consumidores”.
Por sua vez, o programa para a Alimentação Sustentável pretende ainda estimular a produção nacional, a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, as cadeias curtas de abastecimento, a valorização dos produtos de qualidade, da dieta mediterrânica e a sensibilização dos consumidores e da população em geral para a adoção de uma alimentação equilibrada e para o consumo de produtos de época e locais, referiu o governante.
 
“Uma ferramenta inovadora”, diz a vice-presidente da Câmara de Amarante
Lucinda Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante, também participou no evento. Amarante é, aliás, um dos concelhos que integram a plataforma https://locale.pt/ da Dolmen.
A autarca elogiou a iniciativa, fazendo notar que se trata de “uma ferramenta inovadora que pode potenciar o território e os nossos produtores”. Esta é, aliás, “a materialização de um projeto que tem vindo a ser trabalhado em todo o território e que, com certeza, será mais uma ferramenta para divulgar aquilo que de bem e de bom se faz em todos os nossos municípios”.
A ‘locale.pt’ é “a quarta loja” da Dolmen que promove os produtos do território Douro Verde em várias categorias: garrafeira, gourmet, artesanato, cabazes, cosméticos, merchandising e publicações.
A Dolmen prevê a realização de mais iniciativas de divulgação da plataforma ‘locale.pt’ este mês de novembro nos vários municípios do território Douro Verde.
TERESA SILVEIRA teresasilveira@vidaeconomica.pt, 06/11/2020
Partilhar
Comentários 0