Crescimento da TV APP aumenta oportunidades de emprego na Madeira;

Crescimento da TV APP aumenta oportunidades de emprego na Madeira
A TV APP Agency, empresa a operar no âmbito do CINM que cria, pesquisa e desenvolve aplicações informáticas para televisão, telemóveis e smart-TV, tem em vista a contratação de mais pessoas para reforçar o seu quadro de profissionais.  O crescimento da atividade na Madeira exigiu a mudança para instalações mais amplas, assegurando simultaneamente melhores condições aos seus trabalhadores, pois já emprega um total de 35 profissionais, muitos deles jovens qualificados e recentemente licenciados, designadamente pela Universidade da Madeira.
 
A TV APP é um investimento cujos capitais são oriundos do Reino Unido e que tem por principais mercados de destino o europeu e o americano. 
Como referiu Andy Eardley, diretor da empresa, em entrevista à nossa newsletter, a opção pela Madeira resultou de um pacote de condições favoráveis, entre as quais a capacidade de contratar técnicos de informática, os benefícios fiscais do CINM e a capacidade e qualidade de resposta nos serviços de apoio encontrados na Região.
 
Vida Económica - Mudaram recentemente de escritórios para um espaço maior e mais amplo. Podemos dizer que é sintoma do vosso sucesso na Região? 
Andy Eardley - Em síntese, sim! Mas a principal razão por que estamos a expandir rapidamente tem a ver com o facto de os nossos clientes representarem um setor de actividade em crescimento acelerado. Nós desenhamos e desenvolvemos aplicações de vídeo topo de gama, software,  produtos para canais de televisão, para empresas de conteúdos e de telecomunicações de todo o mundo. 
Na sequência do sucesso da Netflix, todos querem oferecer aplicações para vídeos em direto e recuperação de vídeos (catch up) em ecrãs de todos os tamanhos e em todos os tipos de periféricos: smart TV como as da Samsung, LG, Sony, Panasonic, Philips, Set-top boxes como a Apple TV, Android, Roku, consolas de jogos como a Playstation e a Xbox, telemóveis e tablets que usam a Apple IOS e a Google Android, e para a internet. Desenvolvemos para todos estes aparelhos e muito mais. 
 
VE - Neste momento, qual o balanço que a empresa faz após a decisão de investirem na Madeira?
AE - Até à data, temos-nos concentrado mais em investir e expandir do que pensar no retorno e no lucro. Já recrutámos um grande número de profissionais, para quem a TV APP foi o primeiro emprego, e temos procurado que a Madeira se aproxime da produtividade das equipas do Reino Unido e do Continente. 
Da nossa parte, estamos a garantir aquele que acreditamos ser um dos melhores ambientes de trabalho e de salários acima da média que existe no setor na Madeira.
 
VE - Atualmente, quantos são os trabalhadores da empresa na Madeira e que género de profissões são desenvolvidas na TV APP? 
AE - Temos trinta e cinco trabalhadores, entre gestores de projetos, UX/UI designers, engenheiros de software e especialistas de Test Quality Assurance. 
 
VE - Há perspectivas de aumentar o quadro de profissionais? 
AE - Absolutamente! Temos imenso espaço no nosso novo escritório de 500 m2, no Funchal, e estamos atualmente interessados em recrutar profissionais altamente experientes nas áreas que referi, tanto para o nosso escritório do Funchal como também para o da Covilhã. 
VE - Quais as características necessárias para se trabalhar na APP TV?
AE - No caso dos gestores de projetos, por exemplo, valorizamos um histórico na gestão de ritmo acelerado, em projetos de desenvolvimento de software internacional, bem como o conhecimento de ferramentas de gestão de projetos, idealmente com alguma experiência. 
Já os UX/UI designers precisam de ter conhecimento de ferramentas como o Adobe Acrobat e Illustrator em ambiente MAC. Os engenheiros de software podem ter competências clássicas de Web Development (HTML/CSS/Javascript) e competências em IOS e Android. Para testes e controlo de qualidade (QA - Quality Assurance) é importante ter um olho para o detalhe e interesse em aplicações. 
Por vezes, recrutamos programadores recém-formados para a equipa de QA que progridem para desenvolvimento e até para a gestão de projectos.  
 
VE - Para os investidores internacionais a Madeira oferece mais do que um bom regime fiscal? Em que aspetos? Em suma, o que faz da Madeira uma boa localização para investir e sedear empresas? 
AE - Para nós, os benefícios fiscais não foram a única razão. Um dos principais critérios para a nossa decisão de nos instalarmos na Madeira foi a capacidade de recrutar licenciados em informática. Um regime de benefícios fiscais com um longo horizonte de estabilidade é naturalmente muito útil, na medida em que isso significa que teremos mais dinheiro disponível para investir. 
 
VE - A Madeira e o seu Centro de Negócios é uma boa localização para as empresas do Reino Unido?
AE - Definitivamente. Como empresa, estamos habituados aos standards e aos custos de Londres e a equipa dos nossos conselheiros legais e financeiros na MADINTAX, no CINM, têm sido excecionais, disponíveis, bem informados e reativos, oferecendo níveis de serviço de tal forma que muitas empresas de Londres dificilmente fariam melhor. 
 
VE - Pode referir alguns dos projetos já desenvolvidos ou em desenvolvimento? Com que empresas ou marcas costumam trabalhar? 
AE - Porque produzimos serviços para clientes, estamos condicionados por cláusulas de não publicidade, prevenindo a citação do seus nomes, permitindo a preparação do lançamento do seus serviços sem que nós os divulguemos primeiro. Contudo, o que podemos dizer é que os nossos clientes são grandes canais de televisão, empresas de conteúdos e de telecomunicações, em mais de 15 países, desde a Europa aos Estados Unidos da América e Canadá, passando pela Austrália. Já lançámos cerca de 100 aplicações e milhões de pessoas usam as APP desenvolvidas pela TV APP Agency em todo o mundo. 
Os nossos parceiros são todos os principais fabricantes de televisões, descodificadores, consolas de jogos, dispositivos móveis e tablets que já referi, para além dos maiores providers de ambientes para aplicações de vídeo, todos os grandes nomes do meio. 
Recentemente, também assinámos um contrato de parceria com uma gigantesca empresa americana de telecomunicações para revender nossos produtos e serviços. Não temos escassez de trabalho.
Susana Almeida, 18/04/2019
Partilhar
Comentários 0