Sotécnica inaugura nova sede e apresenta nova identidade visual;

Sotécnica inaugura nova sede e apresenta nova identidade visual
A nova sede da Sotécnica, situada em São Julião do Tojal. 
A Sotécnica acaba de inaugurar a sua nova sede e apresentar uma nova identidade visual que visa reforçar a sua marca. As novas instalações visam dotar a empresa de “infraestruturas modernas e capazes de motivar o trabalho, a criação e a partilha de ideias”, explica à “Vida Económica” Jorge Tropa, CEO da Sotécnica. Quanto à nova identidade visual, o objetivo é “reforçar a relevância da marca e dar-lhe mais vida”, no contexto atual do mercado.
 
A nova sede da Sotécnica, situada em São Julião do Tojal, vem substituir as anteriores instalações, consideradas “obsoletas” face às exigências atuais e onde trabalham perto de 250 pessoas. O investimento é de quatro milhões de euros.
Segundo o responsável máximo da Sotécnica, a nova sede foi feita em “linha com os requisitos do grupo Vinci Energies”. Trata-se de um espaço concebido com um “elevado nível de qualidade e ergonomia, desenhado essencialmente para os colaboradores”. 
As novas instalações visam dotar a empresa de “infraestruturas modernas e capazes de motivar o trabalho, a criação e a partilha de ideias em áreas de trabalho formais e informais, mas também aumentar o convívio e a interação nas novas zonas sociais”. 
Refletindo as competências técnicas específicas da empresa, o novo edifício é também “mais sustentável e eficiente”, tanto ao nível operacional como na gestão energética e regulação da iluminação. Não só a intensidade de luz é ajustada instantaneamente às condições naturais de luminosidade, como a temperatura de cor dos LED foi programada para variar ao longo de um dia solar. 
Enquanto aguardam pela licença de instalação de uma central fotovoltaica de 50 kW para autoconsumo, a empresa aposta na promoção da mobilidade elétrica e da descarbonização. Para tal, a Actemium – unidade de negócio da Sotécnica para a área da indústria – desenvolveu e instalou um conjunto de carregadores para veículos elétricos, tendo sido também previstas infraestruturas para acomodar o aumento da frota de veículos elétricos. 
O edifício destaca-se ainda pelas infraestruturas que acompanham um design moderno com elevada qualidade da construção e acabamentos. Todas as dimensões deste espaço foram concebidas para “colaborar, criar, otimizar e energizar o futuro”, remata Jorge Tropa. 
 
Rebranding reforça relevância da marca
 
O apoio da Vinci Energies neste importante projeto da sua participada portuguesa comprova a importância da Sotécnica no contexto do grupo francês. Com uma receita de 58 milhões de euros em 2018, a empresa de São Julião do Tojal representa cerca de metade da faturação da Vinci Energies Portugal. 
Em paralelo, a empresa apostou igualmente numa ação de ‘rebranding’ da marca. O novo logótipo surge agora mais “dinâmico e enquadrado no futuro da empresa”. O novo branding da empresa reforça a relevância da marca e dá-lhe mais vida, enquadrada com o contexto atual do mercado. “Estamos perante uma Sotécnica mais jovem, com uma visão mais futurista para os desafios dos setores onde atuamos”, salienta Jorge Tropa. 
Sobre os setores de crescimento o CEO adianta que, na área da energia, o principal foco de desenvolvimento da Sotécnica é no setor solar fotovoltaico. Nesse sentido, o objetivo passa por “acrescentar valor nas áreas core da empresa, como por exemplo, nos projetos de transmissão e distribuição de energia em média e alta tensão, nas interligações com as redes de distribuição e transporte”, entre outras. 
 
Aumentar as exportações 
 
Beneficiando da integração numa rede mundial de mais de 1600 unidades de negócio da Vinci Energies, na qual a Sotécnica está integrada desde 2005, a empresa portuguesa tem vindo a intensificar a procura de clientes e parceiros além-fronteiras. O objetivo assumido é o de continuar a aumentar a exportação de forma sustentada nos próximos anos. 
 
FERNANDA SILVA TEIXEIRA fernandateixeira@vidaeconomica.pt, 11/07/2019
Partilhar
Comentários 0