Objetivos de curto prazo das empresas familiares;

Reflexões sobre Empresas Familiares
Objetivos de curto prazo das empresas familiares
Os objetivos de longo prazo são relevantes, em especial quando comparados com os retornos financeiros de curto prazo; contudo, as empresas familiares, tal como as outras, definem e perseguem também metas de curto e médio prazo.
 
Esta coexistência de momentos temporais distintos não apresenta qualquer incongruência. Pelo contrário, devemos entender as orientações longínquas como um farol sinalizador da direção e os objetivos de curto prazo como as conquistas para alcançar cada uma das etapas para as alcançar.
O estudo “Global family business survey 2019” desenvolvido pela Deloitte, em 2019, analisou quais os principais objetivos que os participantes consideram relevantes alcançar a um ano, sobressaindo:
  • desempenho financeiro: 62%;
  • crescimento do negócio: 57% (mercados interno ou externo);
  • desenvolvimento de novos produtos ou serviços: 38%;
  • pessoas e seu talento e inovação no modelo de negócios: 28%;
  • transformação digital: 25%.
A monitorização das metas de curto prazo e a sua adequabilidade à visão de longo prazo é algo que os líderes devem supervisionar no sentido de ajustar a empresa à realidade dos mercados onde competem.
 
O Pestana Hotel Group teve origem na visão de Manuel Pestana ao fundar, em 1972, um hotel na ilha da Madeira (depois do primeiro investimento com a construção do Prédio Funchal em Lourenço Marques, Moçambique) com o apoio do filho Dionísio Pestana. O atual líder costuma salientar que ao longo da história do grupo ocorreram muitas mudanças, mas sempre suportadas na mesma fórmula: valores familiares, empreendedorismo, resiliência, trabalho árduo, inovação e sustentabilidade.
Uma análise de dados do grupo permite estabelecer um paralelismo com alguns dos objetivos de curto prazo identificados pelos participantes do estudo da Deloitte, a saber:
  • Rentabilidade: resultado líquido em milhões de €47,5, 90,2 e 68,2, entre 2016 e 2018;
  • Crescimento do Negócio: receitas em milhões de 2016 a 2018 de 302, 342 e 365; 
  • Inovação no Modelo de Negócio: em 1985 o negócio do Madeira Beach Club foi pioneiro na Europa - um conceito de semanas de férias partilhadas no resort, com pleno acesso a todas as instalações e serviços do hotel. A visão a longo prazo de integrar este produto nos hotéis tem-se mostrado sólida e conquistou a lealdade de mais de 30.000 famílias ao longo de quase quatro décadas;
  • Novos Produtos: estabelecimento de joint venture de 75 milhões com Cristiano Ronaldo, criando uma nova marca do grupo vocacionada para os “millenials” – Pestana CR7 Lifestyle Hotels, nas cidades de Funchal, Lisboa, Madrid e Nova Iorque;
  • Nº de colaboradores e hotéis: 11.000 e 90, esperando em 2019 alcançar os 12.500 empregados e 100 hotéis.
Em 2017, ao celebrar o 45º aniversário, surgia como o maior grupo de turismo multinacional de origem portuguesa (31º na Europa) e assumia-se como guardião da cultura portuguesa, a par com a hospitalidade que o grupo oferece nas melhores localizações em todo o mundo.

Temas para reflexão:
  • Quais os principais objetivos a alcançar a um ano?
  • Estão em linha com a visão de longo prazo?
  • Existem sistemas de análise e controlo do comportamento dos objetivos definidos?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
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Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt
 


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