Criação da ARU de São Mamede de Infesta potencia investimento das famílias em habitação;

Criação da ARU de São Mamede de Infesta potencia investimento das famílias em habitação
Carlos Teixeira acredita que, num futuro não tão longínquo, ainda será possível uma extensão da linha de metro que irá atrair mais jovens e potenciar ainda mais esta cidade.
Desde a sessão de apresentação aos munícipes, em 21 de janeiro, da nova Área de Reabilitação Urbana (ARU) de São Mamede de Infesta “tenho começado a preparar esta nova fase”, afirma Carlos Teixeira, consultor da RE/MAX, grupo Convictus d’Ouro. 
 
No seu caso, todos os investimentos que tem em curso são no segmento habitacional. “Existe muita procura por habitações unifamiliares e muitas famílias reconhecem a criação da zona ARU como uma boa oportunidade e uma mais-valia para investirem e residirem em São Mamede”, acrescenta Carlos Teixeira.
No seguimento da aprovação da ARU de São Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos, entraram em vigor os benefícios fiscais associados aos impostos municipais sobre o património, ficando assim atribuído aos proprietários o acesso a vários apoios e incentivos financeiros no âmbito da referida reabilitação urbana. Em causa estão o imposto municipal sobre imóveis (IMI), o imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT), IRS, IVA e algumas taxas municipais nos termos da legislação aplicável e cumpridas que estejam as condições previamente estipuladas.
Para Carlos Teixeira, a palavra chave neste processo é incentivar. “Esse incentivo é traduzido por um conjunto de benefícios fiscais muito atrativos. Por um lado, incentivar os atuais proprietários a reabilitar os seus imóveis e, por outro lado, atrair a atenção dos investidores para a aquisição e reabilitação dos mesmos. Em qualquer um dos cenários a grande vencedora será a própria cidade em si”, destaca. 
Acrescenta que Matosinhos tem feito um trabalho fantástico de branding urbano, personificado pelo slogan “World´s Best Fish”. Este posicionamento tem colocado o concelho no radar de investidores nacionais e não só. Por consequência, todas as freguesias e cidades do concelho têm beneficiado desta dinâmica e São Mamede de Infesta não é exceção. A aprovação da zona ARU em Diário da República vem alavancar o potencial da cidade em termos de investimentos imobiliários.
A reabilitação do centro de São Mamede é inevitável e muito bem-vinda, destaca ainda. “Com a concretização do anunciado polo universitário na Praça da Cidadania vai ganhar um novo dinamismo”. 
Como muito centros urbanos, São Mamede sofre com o trânsito intenso. “Acredito que, num futuro não tão longínquo, ainda será possível uma extensão da linha de metro que irá atrair mais jovens e potenciar ainda mais esta fantástica cidade, estrategicamente bem situada, fazendo fronteira com Matosinhos, Porto e Maia”, frisa o consultor.
Susana Almeida, 10/07/2020
Partilhar
Comentários 0