Toyota Aygo X – contigo para todo o lado;

Ensaio – um volante e 4 rodas
Toyota Aygo X – contigo para todo o lado
O Toyota Aygo X é um daqueles SUV/crossovers do segmento A que cativam ao primeiro olhar. Pela estética e também pelo modo como os criativos/designers conceptualizam no layout externo através da conjugação de grafismos, apêndices e cores apelativas
Deste modo, com esta irreverência e bem conseguida solução do design, o resultado final sugere um automóvel dinâmico, pratico, cativante e que adora a cidade. Com dimensões contidas, tem tudo para, neste meio, se adaptar bastante bem
Se o exterior cativa pela jovialidade das linhas, o interior mantém a tónica. É certo que não encontramos plásticos moles, mas a qualidade de construção e montagem está bem patente. O prático ecrã central, num estilo próximo do Mini, é prático, com boa leitura, intuitivo, aceita o Apple Car Play e Android Auto e… possui sistema de navegação com alertas de trânsito em tempo real. Já o painel de instrumentos é pródigo na oferta de elementos de segurança – saída involuntária de estrada, travagem de emergência, deteção noturna de peões, cruise control adaptativo… isto tudo para um citadino. Já para não falar do carregamento por indução e da chave inteligente.
O espaço interior é suficiente a frente com bancos que nos acolhem com elevado conforto e ergonomia, bem como apoio lateral, numa aproximação a bancos desportivos que, têm unicamente a desvantagem de limitarem a visibilidade lateral traseira. Em termos de espaço interior, o mesmo é interessante à frente e acanhado atrás (fruto das dimensões do modelo e do tipo de bancos utilizado). A bagageira serve o propósito.
Tive o privilégio de o poder ensaiar nos vários cenários. Em cidade e em estrada. E a minha perceção era que o Aygo X seria um bom citadino, o que de facto se veio a comprovar na prática. Ágil, confortável e prático, torna-se fácil ser utilizado em cidade. Mas a maior surpresa foi também o seu comportamento e conforto em estrada que me surpreendeu. Pela eficácia, eficiência, comportamento e conforto. Nos mais de 500 km que efetuei neste percurso, esqueci-me do citadino e julguei conduzir um automóvel de outro segmento, onde o conforto na viagem foi uma constante, no modo como o Aygo pisa a estrada, no comportamento em estrada, mas sobretudo na entrada e saída em curva com um chassis de grande qualidade e umas suspensões muito ágeis.
E se, na zona dianteira, os faróis em LED, num formato que a marca refere como de asa, o destaque vai para a grelha inferior de grandes dimensões,com os faróis de nevoeiro incorporados e e uma proteção inferior em laranja, Na traseira, também ela muito elegante, sobressai o enorme portão traseiro em vidro ladeado pela assinatura lumiosa vertical, para-choques sobredimensionados com refletores verticais.
Ao nível dos consumos, conseguimos em estrada médias de 5,3 litros por cada 100 km.
Em resumo, este é um citadino que não se envergonha de ir a qualquer lado.







Jorge KM Farromba (https://pt.linkedin.com/in/jorgefarromba Jorgefarromba@gmail.com), 02/12/2022
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