Cobrança de Dívidas a Clientes - Porto;

28 Maio 2018
09.30H - 18.00H
Porto

Data: 28 de maio, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, no Porto

Enquadramento:
O crédito elevado em Clientes é um dos grandes responsáveis pelas necessidades de financiamento de muitas organizações.
Reduzir o crédito a clientes, quer via controlo de Crédito, quer através duma boa organização das Cobranças, é de extremamente importante, para que as organizações possam funcionar sem uma pressão diária de tesouraria, reduzindo em simultâneo as necessidades de financiamento e os custos financeiros relacionados com os financiamentos da atividade.
 
Objectivos:
  • Propor métodos de organização de um sistema de Controlo do Crédito a Clientes
  • Proporcionar métodos práticos de cobrança
  • Aumentar a formação das pessoas, do departamento de cobranças, assim como de todos os que integram as áreas comerciais, financeiras e administrativa e que de uma forma direta ou indireta têm uma ligação com o crédito a clientes e com as cobranças.
  • Mostrar a importância na tesouraria, dos créditos e dos encargos financeiros relativos às vendas de crédito.


Destinatários: Quadros e pessoal administrativo das áreas:

  • Administrativa
  • Financeira
  • Comercial

Programa:

1. Como diminuir o crédito vencido
  • A análise ABC dos créditos vencidos
  • A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos
  • Como estabelecer plafonds de crédito
  • O custo do crédito
 
2. Como organizar um serviço de cobranças
  • Objetivos de um serviço de cobranças
  • Definição de um sistema de cobranças
  • A necessidade de informações atualizadas e fidedignas
  • Organização de um ficheiro histórico de clientes
  • A coordenação entre os diversos serviços da empresa
 
3. Ações a desenvolver no processo de cobranças
  • Controlo de cobranças
  • Classificação dos devedores
  • Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança
  • A cobrança telefónica
  • Aspectos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso
  • As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas
 
4. Os aspetos jurídicos e a cobrança das dívidas dos clientes
  • O procedimento judicial
  • Os procedimentos de injunção
  • Os Títulos executivos
  • O Pepex
 
5. Os aspetos fiscais
  • Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC
  • Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA
 
6. Cuidados a ter com os meios de pagamento utilizados pelos clientes
  • Cheques
  • Letras
  • Sistema de Débitos Diretos
 
7. O atraso nos pagamentos e a aplicação de Juros Comerciais
  • Legislação
  • Cálculos de juros
 
8. Como diminuir o risco de crédito
  • Como analisar o Risco de Crédito dum cliente
  • Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos
  • As garantias
  • O factoring sem recurso
  • Os Seguros de crédito
 
9. Cartas tipo e formulários para o controlo de crédito e cobranças

 

Preços:

Assinantes VE: €110*

Público em Geral: €150*

* IVA INCLUÍDO

Formador: Dr. Agostinho Costa - Licenciado em Economia pela Universidade do Porto; Consultor de Gestão de várias empresas nacionais, no Continente e Ilhas. Membro do Corpo Docente de Mestrados em Finanças; Colunista de Revistas de Contabilidade e Finanças; Especialista em Gestão Financeira, Controlo de Gestão, Gestão de Créditos e Cobranças. Formador nas áreas de Gestão Financeira, Controlo de Gestão, Gestão de Créditos e Cobranças, de quadros empresariais em instituições nacionais de média e grande dimensão e empresas angolanas e moçambicanas de grande dimensão. Colaborador em revistas técnicas, com artigos periódicos nas áreas de Controlo de gestão, Finanças empresariais e Estratégia empresarial. Participação como Orador, em Conferências sobre temas ligados às Áreas de Gestão.


 

Inscrições / Informações: Patrícia Flores
(email: patriciaflores@vidaeconomica.pt / Telef.: 223 399 437