Fraude e corrupção é tema de conferência no Porto;

Ana Teresa Tavares-Lehmann e Alvaro Cuervo-Cazurra são os oradores convidados
Fraude e corrupção é tema de conferência no Porto

O Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF) reúne, no próximo dia 25 de novembro, um painel de investigadores internacionais para discutir fraude e corrupção. Trata-se da 4ª Conferência Internacional de Perceção Interdisciplinar da Fraude e Corrupção, este ano subordinada ao tema “O Impacto económico e social da fraude e corrupção”, e que se realizará entre as 9h00 e as 18h30, no espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, Porto).

Para Aurora Teixeira, presidente da Comissão Organizadora, “Os mais recentes escândalos de fraude e corrupção (e.g., Petrobras no Brasil; Grupo Volkswagen) evidenciam como o conluio entre empresas e políticos subtrai das economias nacionais biliões de euros, canalizados para beneficiar poucos à custa de muitos. Adicionalmente, os tristemente célebres Panama Papers referem não só o generalizado recurso ‘legal’ de mais de 200 mil empresas aos ‘paraísos fiscais’, mas também a fraude, à escala planetária, associada à criação de empresas ‘fantasma’, usadas para fins ilegais, designadamente fraude, tráfico de droga e evasão fiscal.”
Este contexto torna a conferência não só interessante, como essencial. A 4ª edição da conferência internacional do OBEGEF reúne um conjunto vasto de investigadores, consultores e autoridades de política pública de uma dezena de países (incluindo, Canadá, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Noruega, Reino Unido e Rússia) que se debruçarão sobre várias dimensões da fraude e da corrupção, nomeadamente a economia não registada, o impacto da corrupção no crescimento económico, a corrupção e fraude no ensino superior, a deteção de fraude, a fuga aos impostos, e os aspetos sociais, políticos e culturais associados à fraude e corrupção.

Comité científico e oradores 


A comissão científica da conferência é constituída por António Maia (Conselho de Prevenção da Corrupção e OBEGEF), Carlos Pimenta (presidente; U. Porto e OBEGEF), José António Moreira (U. Porto e OBEGEF), Mariana Costa (U. Porto e OBEGEF), Orlando Mascarenhas (OBEGEF), Óscar Afonso (U. Porto e OBEGEF), Pedro Neves (UBI e OBEGEF), Tiago Sequeira (UBI e OBEGEF). 

A comissão organizadora é formada por Aurora Teixeira (Presidente; U. Porto e OBEGEF), Manuel Nogueira (U. Coimbra e OBEGEF), Maria do Céu Ribeiro (OBEGEF), Mariana Costa (U. Porto e OBEGEF) e Paulo Vasconcelos (U. Porto e OBEGEF).
Os dois oradores convidados são Ana Teresa Tavares-Lehmann, atual secretária de Estado da Indústria, e Alvaro Cuervo-Cazurra, professor de Estratégia e Negócios Internacionais, Northeastern University (Boston, EUA). Ana Lehmann proferirá o discurso de abertura e Cuervo-Cazurra detalhará a corrupção nos negócios internacionais. Em concreto, explicará por que é que não obstante ser quase consensual que a corrupção é má para os países – países mais corrutos têm níveis mais baixos de crescimento, menor investimento, menor eficácia das políticas públicas, menor investimento em educação e saúde e menor investimento direto estrangeiro – ao nível das empresas, o impacto da fraude e da corrupção não é tão claro.
A 4ª conferência do OBEGEF constitui, por um lado, uma oportunidade para todos aqueles que têm interesse em conhecer (para melhor agir) os fenómenos em debate, trocar ideias e estabelecer contatos; por outro, um contributo para aumentar a conscientização da sociedade civil, fomentar a investigação científica (ligando em rede estudantes de mestrado, de doutoramento e investigadores) e desenvolver a capacidade de prevenção a atuação das autoridades públicas, gestores, reguladores e outros profissionais nestes domínios.
O programa completo da conferência pode ser consultado em www.i2fc2017.com. Os interessados em participar poderão inscrever-se no mesmo endereço eletrónico. O valor da inscrição é de 50 euros para estudantes e 60 euros para os restantes participantes.

Susana Almeida, 17/11/2017
Partilhar
Comentários 0