Investimento de 100 milhões leva mundo do vinho ao centro de Gaia
O grupo The Fladgate Partnership vai desenvolver um projeto de animação turística no centro histórico de Gaia até 2020, num investimento que ascende a 100 milhões de euros.
O projeto de animação turística no centro histórico de Gaia resulta da conversão do património numa área de três hectares, formado pelos antigos armazéns da Croft, localizados imediatamente abaixo do hotel The Yeatman, também propriedade deste grupo.
O World of Wine pretende oferecer aos visitantes cinco experiências diferentes, designadas Wine Experience, Cork Experience, Porto Through the Ages, Fashion & Design Museum e The History of Drinking Vessels. Estas experiências contarão com parcerias especializadas, como o grupo Amorim e a Associação de Têxteis de Portugal.
O parque temático associado ao mundo do vinho, que bebeu na Cité du Vin bordalesa alguma da sua inspiração, terá uma forte componente cultural, de retalho e restauração, que pretende ser um importante centro para a expansão do turismo.
O investimento deverá criar 350 empregos diretos aquando da sua abertura, prevista para o primeiro semestre de 2020, e servirá 560 mil visitantes, que realizarão no World of Wine mais de um milhão de visitas culturais.
Para além dos 30 mil m2 a desenvolver na primeira fase, serão lançados mais 7500 m2 em empreendimentos subsequentes. No seu conjunto, o espaço terá 12 áreas de restauração, uma escola de vinho, espaço de eventos, localizado na futura praça central do World of Wine, bem como lojas artesanais, espaço para exposições temporárias e estacionamento subterrâneo para 150 carros, dividido em dois pisos.
O desafio de aumentar estada média
De acordo com Adrian Brigde, diretor-geral do grupo Fladgate Partnership, o Porto carece de motivos de atração que permitam aumentar a estada média dos atuais 2,6 dias, o que corresponde a duas noites. Na sua perspetiva, o aumento da estada para três noites permitirá o incremento da taxa de ocupação hoteleira em 50%.
Classificando o World of Wine como um dos maiores projetos de desenvolvimento urbano, não só em Portugal, mas também na Europa, aquele responsável sublinha que “as empresas de turismo e hospitalidade vão beneficiar do aumento da procura gerado pelo World of Wine, através do aumento da estadia média dos hóspedes e da redução do efeito da sazonalidade, associado aos períodos de ocupação mais baixa, entre novembro e março.
Na sua perspetiva, “a região precisa de mais voos diretos”. “Existe um risco real de concorrência pelo preço”, estima.
O World of Wine pretende oferecer aos visitantes cinco experiências diferentes, designadas Wine Experience, Cork Experience, Porto Through the Ages, Fashion & Design Museum e The History of Drinking Vessels. Estas experiências contarão com parcerias especializadas, como o grupo Amorim e a Associação de Têxteis de Portugal.
O parque temático associado ao mundo do vinho, que bebeu na Cité du Vin bordalesa alguma da sua inspiração, terá uma forte componente cultural, de retalho e restauração, que pretende ser um importante centro para a expansão do turismo.
O investimento deverá criar 350 empregos diretos aquando da sua abertura, prevista para o primeiro semestre de 2020, e servirá 560 mil visitantes, que realizarão no World of Wine mais de um milhão de visitas culturais.
Para além dos 30 mil m2 a desenvolver na primeira fase, serão lançados mais 7500 m2 em empreendimentos subsequentes. No seu conjunto, o espaço terá 12 áreas de restauração, uma escola de vinho, espaço de eventos, localizado na futura praça central do World of Wine, bem como lojas artesanais, espaço para exposições temporárias e estacionamento subterrâneo para 150 carros, dividido em dois pisos.
O desafio de aumentar estada média
De acordo com Adrian Brigde, diretor-geral do grupo Fladgate Partnership, o Porto carece de motivos de atração que permitam aumentar a estada média dos atuais 2,6 dias, o que corresponde a duas noites. Na sua perspetiva, o aumento da estada para três noites permitirá o incremento da taxa de ocupação hoteleira em 50%.
Classificando o World of Wine como um dos maiores projetos de desenvolvimento urbano, não só em Portugal, mas também na Europa, aquele responsável sublinha que “as empresas de turismo e hospitalidade vão beneficiar do aumento da procura gerado pelo World of Wine, através do aumento da estadia média dos hóspedes e da redução do efeito da sazonalidade, associado aos períodos de ocupação mais baixa, entre novembro e março.
Na sua perspetiva, “a região precisa de mais voos diretos”. “Existe um risco real de concorrência pelo preço”, estima.