Portugal cresce no mercado mundial de calçado
A APICCAPS acaba de lançar a sétima edição do World Footwear Yearbook. Esta é uma publicação inserida no projeto World Footwear desenvolvido pela APICCAPS desde 2011, e que analisa as grandes tendências da indústria mundial do calçado.
Com estatísticas atualizadas até ao ano de 2016, e apresentadas em valor e quantidade, o World Footwear Yearbook analisa a evolução dos principais players a nível global atendendo às variáveis produção, consumo, exportações e importações. Fazendo uma caracterização detalhada da indústria do calçado, a publicação inclui, ainda, uma análise individual de dezenas de mercados.
Produção e Exportações
A produção mundial de calçado estabilizou, nos três últimos anos, nos 23 bilhões de pares. Um cenário que contrasta com o crescimento de 15% entre 2010 e 2014, de acordo com as estimativas revistas da APICCAPS no World Footwear Yearbook 2017, agora apresentado.
Na última década, as exportações mundiais de calçado aumentaram 25% em todo o mundo para 13,9 mil milhões de pares, e 78% em valor, para 122 mil milhões de dólares. No entanto, nos últimos dois anos as exportações recuaram 6% em volume e 8% em valor, o que parece indicar uma nova fase de desenvolvimento da indústria no plano internacional. Também os preços médios de exportação caíram nos últimos dois anos, com um recuo de 2,3% para 8,84 dólares o par.
Portugal volta a registar um desempenho muito positivo, no que diz respeito ao preço médio de exportação. Entre os principais produtores mundiais de calçado, apresenta o segundo maior preço médio de exportação, situando-se agora nos 26,09 dólares (valor idêntico ao de 2015).