Casaco português que reduz atropelamentos à procura de financiamento
Um casaco tecnológico 100% português que pode reduzir as fatalidades com peões está à procura de financiamento através de crowdfunding. O objetivo é, em 30 dias, angariar 70 mil euros.
Designa-se de MUSGO e é um casaco iluminado destinado aos amantes de desporto, trabalhadores ou até mesmo peregrinos que tem um sistema de iluminação inteligente com fibras óticas.
De acordo com um relatório da agência norte-americana para a segurança rodoviária (NHTSA), em média, um peão foi morto aproximadamente a cada 1,5 horas em acidentes de trânsito em 2016 e 75% das fatalidades ocorrem no escuro. Foi esta a principal motivação dos empreendedores que desenvolveram esta solução, que pretendem que seja comercializada a uma escala global.
“O sistema de iluminação inteligente com fibras óticas que desenvolvemos aumenta a segurança dos utilizadores através da iluminação ativa e é “inteligente” graças ao recurso a sensores que existem num smartphone e que ajudam, por exemplo, a sinalizar a travagem de um ciclista ou informar um trabalhador que saiu da área de segurança”, explica Filipe Magalhães, diretor científico e tecnológico da VIME, entidade que juntamente com as também empresas portuguesas SCOOP e LAPA são responsáveis por este novo conceito.
Aplicação melhora experiência
Associado ao casaco estará uma aplicação mobile, que permitirá ao utilizador selecionar a cor, a intensidade e a frequência do efeito de piscar, quer manualmente, quer utilizando os sensores existentes em qualquer smartphone para despoletar eventos na iluminação. Estrategicamente, estas funcionalidades serão adicionadas à aplicação já existente dos parceiros Lapa, e estará disponível quer para Android, quer para iOS, beneficiando assim da ampla comunidade de utilizadores mundiais já existentes.
Durante a campanha, o casaco vai estar disponível a um custo de 287 dólares (250 euros), sendo que este preço é exclusivo para doadores. Após o final da campanha, e dependendo dos objetivos atingidos, o casaco vai estar disponível por um preço que deverá rondar os 600 dólares num site dedicado ao produto, não estando para já prevista a sua disponibilização em lojas físicas.
Para além de Portugal, o casaco quer chegar aos mercados norte-americano, ao Canadá, Reino Unido e países do Norte e Centro da Europa, Holanda, Alemanha, Áustria, Polónia, Bélgica, Noruega, Suécia, Finlândia, países onde as horas de sol são reduzidas e, por isso, há maior procura deste tipo de soluções.