“Aqui É Fresco” quer 250 pontos de venda em 2020
A Unimark, associação de grossistas de bens de grande consumo que tem o ‘master franchising’ da rede de super e minimercados “Aqui É Fresco”, realizou a sua convenção anual em Braga, na última semana, onde juntou cerca de 1500 retalhistas.
A rede “Aqui É Fresco” tem cerca de dois terços das lojas na região Norte e Centro/Norte e parece não recear a entrada em Portugal, a partir de julho e exatamente pelo Norte, de um novo operador na área do retalho, a Mercadona.
Em declarações à “Vida Económica, Carla Esteves, diretora executiva da Unimark e da rede “Aqui É Fresco”, começa por explicar que “o mercado português está altamente concentrado em dois grandes grupos nacionais” e que conta ainda com a “presença significativa de vários operadores internacionais”.
Ora, “num mercado aberto como o português, é natural a entrada de novos operadores”. Mas atenção: “a qualidade média do comércio alimentar em Portugal, em todas as suas dimensões, é boa e está adaptada às necessidades do consumidor português”. Por isso, diz Carla Esteves, “qualquer nova concorrência terá o seu espaço, mas enfrentará também as normais dificuldades de um mercado pequeno, com hábitos próprios e com um poder de compra abaixo das médias europeias”.
A diretora executiva da Unimark não tem dúvidas de que têm “uma estratégia clara” e “adequada ao mercado”, pelo que vão continuar a desenvolvê-la.
Questionada sobre qual é o grande fator diferenciador das lojas “Aqui é Fresco”, Carla Esteves realça que têm “um preço de prateleira competitivo no mercado português, mesmo em comparação com as grandes unidades comerciais, com uma boa relação entre qualidade, preço e serviço”. E que isso é “reconhecido pelos consumidores”.
Quanto a metas, a diretora executiva da Unimark faz notar que, dos 809 estabelecimentos da rede, 155 estão identificados com a insígnia, o dobro dos que existiam em 2018. O objetivo é “manter um bom ritmo de crescimento, de modo a que no próximo ano possamos ultrapassar os 250 pontos de venda com este perfil”.
A marca tem para já maior presença nas regiões Centro e Norte e na Grande Lisboa, mas “pretende cobrir todo o país”. Ainda este ano, abrirá a primeira loja no Algarve, a única região onde a insígnia não estava presente.
Em 2018, as vendas líquidas da rede “Aqui É Fresco” ascenderam a 385 milhões de euros, mais 5% face a 2017. No conjunto, a rede representa uma área de venda de 110 mil metros quadrados e é responsável por 3750 postos de trabalho.