Operadores de energia asseguram abastecimento sem cortes
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidiu fixar “condições excecionais” aos fornecedores de energia e gás no sentido de travar os cortes do fornecimento de eletricidade, gás natural e de gases de petróleo liquefeito canalizado, possibilitando o pagamento das faturas em frações.
Depois das recomendações da ERSE, a espanhola Iberdrola suspende os cortes de energia e garante a continuidade do fornecimento de eletricidade e gás, reforça os canais de apoio digitais e implementa um plano de apoio ao pagamento das faturas.
A empresa informa que vai alargar o prazo de pagamento das faturas emitidas nos meses de março e abril de 2020 a um período de 90 dias (até fim de junho e julho, respetivamente), em substituição dos habituais 30 dias, para clientes residenciais. Vai também flexibilizar o pagamento das faturas, mediante fracionamento dos valores faturados até 12 meses, sem cobrança de juros de mora, aos clientes residenciais que o solicitem.
Vai ainda estender os prazos de liquidação de montantes em dívida que cessariam em março até ao final do mês de abril, sem penalização de mora no atraso do pagamento, também para clientes residenciais.
Irá também suspender as já programadas interrupções de fornecimento de energia elétrica e de gás natural para clientes em Baixa Tensão Normal e Baixa Pressão (≤ 10.000 m3), de 13 de Março a 12 de abril de 2020.
“De acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde e da Direção-Geral da Saúde em Portugal, a Iberdrola lança um plano de ações, em que, além de seguir as indicações da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ativa medidas extraordinárias, com vista à minimização do impacto financeiro que pode resultar do atual panorama nas vidas dos seus clientes“, afirma em comunicado.
EDP Comercial, Endesa e Goldeenergy apoiam clientes
Decisão semelhante foi tomada pela EDP Comercial, que tem vindo a comunicar aos clientes a possibilidade de flexibilizarem o prazo e modo de pagamento das faturas, tendo também anunciado que deixará de realizar cortes de luz a clientes com faturas por pagar.
Na mesma linha, a Endesa anunciou a suspensão de todos os cortes de luz e gás que estivessem programados por falta de pagamento desses clientes.
Por seu lado, a Goldenergy decidiu “criar um fundo de 300 mil euros”, através do qual vai pagar um mês de gás e/ou eletricidade aos clientes mais afetados pelas consequências económicas derivadas da pandemia Covid-19, informou a empresa em comunicado.