Pure Piraña entra na Europa por Portugal e Áustria
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas lança este mês no mercado português – após o lançamento pelo Grupo Heineken no México e na Nova Zelândia, no último trimestre de 2020 – a sua marca global de “hard seltzers”, a Pure Piraña, que está pronta para refrescar o próximo verão.
Portugal e Áustria serão os primeiros mercados da Europa a lançar este novo produto e a trabalhar a categoria, como resposta à procura crescente por esta tendência, aos quais se aos quais se juntam, ainda este ano, a Irlanda, a Holanda, a Espanha e o Reino Unido.
Nuno Pinto de Magalhães, director da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, afirma que o novo produto está alinhado com as tendências atuais
Portugal e Áustria serão os primeiros mercados da Europa a lançar este novo produto e a trabalhar a categoria, como resposta à procura crescente por esta tendência, aos quais se aos quais se juntam, ainda este ano, a Irlanda, a Holanda, a Espanha e o Reino Unido.
Nuno Pinto de Magalhães, director da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, afirma que o novo produto está alinhado com as tendências atuais
Vida Económica - Que fatores determinaram a preferência por Portugal e Áustria no lançamento deste novo produto?
Nuno Pinto de Magalhães - O lançamento inicial na Nova Zelândia e no México, este último um dos maiores mercados de Heineken e cocriador do Pure Piraña, permitiu-nos testar as preferências locais e investigar o potencial de uma categoria de “hard seltzers” em rápido crescimento, ao mesmo tempo que explorávamos introduções adicionais de mercado para o produto.
Na sequência do sucesso deste lançamento – na Nova Zelândia, por exemplo, as “hard seltzers” já valem 0,6% do valor da categoria de cerveja (e em cinco meses alcançaram 60% quota de mercado) –, o Grupo Heineken decidiu expandir a oferta do produto aos consumidores em toda a Europa, onde se verifica uma procura crescente por produtos nesta categoria.
Portugal e Áustria são os primeiros mercados europeus a trabalhar a categoria e a receber a Pure Piraña, aos quais se vão juntar ainda este ano a Irlanda, Holanda, Espanha e Reino Unido. Certamente que não será despiciendo o perfil do consumidor português ser muito experimentalista perante as inovações.
VE - Esta nova bebida vai ser fabricada em Portugal?
NPM - A Pure Piraña é produzida nas cervejeiras do Grupo Heineken em todo o mundo, incluindo em Auckland (Nova Zelândia) e Guadalajara (México). Para o mercado europeu, será em Ljubljana, na Eslovénia.
VE - A opção vegan é cada vez mais relevante na criação de novos produtos?
NPM - Pure Piraña está em desenvolvimento há já algum tempo, tendo por base uma robusta pesquisa de mercado e testes de produto para garantir que entregamos uma bebida que está alinhada com as tendências atuais e com um sabor excelente.
É naturalmente vegan-friendly, não tem glúten, é baixa em hidratos de carbono, em açúcar e em calorias – 92 Kcal e 2 grs/açúcar por lata. Desta forma, Heineken demonstra o seu empenho em elaborar novos perfis de sabor em linha com as exigências em constante mudança dos consumidores, como é o caso da opção vegan.
Novo produto adapta-se às escolhas de estilo de vida
do consumidor Com apenas 92 Kcal e 2 grs/açúcar por lata, esta nova bebida é destinada a uma geração moderna de consumidores cada vez mais consciente dos seus hábitos de consumo e de estilo de vida, posicionando-se como uma alternativa saudável a bebidas alcoólicas doces. Tal como o seu homónimo, a Pure Piraña perfila-se como um animal social com entusiasmo pela vida, pensando nos jovens adultos, que ‘nadam contra a corrente’ para procurar mudanças. “É com orgulho que introduzimos a Pure Piraña em Portugal, depois do lançamento, pelo Grupo Heineken, da marca com resultados promissores na Nova Zelândia e no México, em 2020. A procura dos consumidores por opções de bebidas alcoólicas naturais, frutadas, mas não doces, está a aumentar. Por isso, estamos entusiasmados por partilharmos com os consumidores um produto novo e refrescante, que se adapta às suas escolhas de estilo de vida”, afirmou Maria Oliveira, diretora de Marketing da SCC. Pure Piraña estará disponível, inicialmente, em algumas lojas da grande distribuição – resultado das limitações do contexto atual –, ambicionando chegar a todos os canais do mercado ainda antes do verão. Em Portugal, os consumidores podem desfrutar desta refrescante “hard seltzer” em dois sabores, limão e frutos vermelhos, sabendo que é naturalmente “vegan-friendly”, não tem glúten, é baixa em hidratos de carbono, em açúcar e em calorias. |