Teoria e prática do Balanced Scorecard
O livro “Balanced scorecard – teoria e prática” centra as atenções das organizações numa medição de desempenho que utiliza, em conjunto, indicadores financeiros e não financeiros. Deste modo, permite analisar, de uma forma mais abrangente, os fatores envolventes que perante o fenómeno da globalização económica e concorrencial, possibilitem uma adaptação à mudança e potenciem o sucesso.
Neste contexto, é particularmente importante a comunicação da estratégia a toda a empresa, bem como da relação desta com os fatores críticos de sucesso, já que condicionam o desempenho da organização no médio e longo prazos. A integração de medidas de caráter não financeiro resulta da necessidade de se obter um conhecimento adequado em áreas como a satisfação do cliente, a rendibilidade, a qualidade do produto/serviço ou a inovação, indispensáveis à tomada de decisões estratégicas. Os indicadores não financeiros permitem complementar os financeiros, obtendo uma melhor identificação de aspetos relevantes que aumentam a possibilidade da empresa atuar com sucesso em áreas estratégicas fundamentais.
A obra está estruturada em introdução, conceito, antecedentes, impedimentos à implementação, operacionalização, modelos, análises e procedimentos estatísticos, análise estratégica e conclusões. Contém ainda um caso prático. Os autores são António Oliveira e Orlando Lima Rua, trata-se de uma publicação do grupo editorial Vida Económica e o preço de venda ao público é de 10,80 euros.
A obra está estruturada em introdução, conceito, antecedentes, impedimentos à implementação, operacionalização, modelos, análises e procedimentos estatísticos, análise estratégica e conclusões. Contém ainda um caso prático. Os autores são António Oliveira e Orlando Lima Rua, trata-se de uma publicação do grupo editorial Vida Económica e o preço de venda ao público é de 10,80 euros.