Como os contabilistas podem servir os clientes de hoje
Algumas das profissões mais comuns na atualidade teriam sido inconcebíveis há 20 anos atrás. Vivemos num mundo de modelos de negócio acelerados, onde existem novas e inovadoras formas de encontrar sustento. Basta olhar para a ascensão dos trabalhadores da “gigeconomy” – os vloggers (...como eu), os influenciadores (...muitos dos quais eu sigo) e os nativos da Internet, cujo trabalho não se enquadra no horário padrão das 9h às 18h (...quem me dera). Estes são os "zeitgeists" deste momento – e os clientes cuja mentalidade os contabilistas teriam, à partida, maior dificuldade em entender.
No entanto, são as profissões tradicionais que estão a levar os contabilistas ao seu limite: construtores com liberdade para escolher projetos a dedo, staff administrativo com empregos secundários e empresas que veem enormes oportunidades para crescer.
Não é o tipo de profissão que está a desafiar os contabilistas, mas sim as mudanças na forma como trabalhamos, impulsionadas pelo último par de anos de perturbação económica, tecnológica e ambiental. As empresas precisam de se adaptar rapidamente, e para o fazerem devem recorrer ao know-how financeiro e ao conhecimento estratégico dos contabilistas.
As indústrias prosperam e aumenta a procura por apoio de contabilidade
Desde o início da pandemia, algumas profissões têm registado uma explosão na procura, impulsionada em grande parte pela mudança no comportamento e nos hábitos de despesa dos clientes.
O afluxo da procura por renovações de casas significa que agora muitos comerciantes podem escolher que projetos trazem mais valor ao seu negócio e estabelecer um preço mais elevado por eles. Esta oportunidade de crescimento tem estado ao alcance daqueles que contam com um planeamento financeiro estruturado e o apoio de um contabilista.
A verdade é que o crescimento rápido é um conceito assustador para alguns pequenos empresários, e a ideia de ter de realizar a contabilidade da empresa por conta própria pode ser intimidante. À medida que os impostos se tornam cada vez mais complexos, as pequenas empresas recorrem mais a contabilistas para se orientarem, compreendendo a importância de trabalhar com um consultor de confiança que possa ajudar a levar o seu negócio ao nível seguinte, mantendo ao mesmo tempo o controlo e a conformidade das suas finanças.
Confiança nos contabilistas
As pequenas empresas com quem trabalho sabem o valor de trabalhar com um contabilista – e uma investigação da Sage salienta mesmo que, apesar de os contabilistas afirmarem que se sentem subvalorizados, a esmagadora maioria das pequenas empresas classifica-os como fundamentais para o seu sucesso.
Agora os contabilistas precisam de converter a confiança das PME na oportunidade de clarificar o seu verdadeiro valor, demonstrando os seus conhecimentos a uma comunidade que claramente precisa deles. O verdadeiro impacto que podem ter é ajudar os clientes a obter um rendimento que lhes permita estar seguros e felizes, independentemente da disrupção à sua volta.
Ao falar com clientes novos ou existentes, os contabilistas devem primeiro perguntar o que pretendem com o seu negócio. A ideia é saber o seu objetivo último e, ao mesmo tempo, desafiá-los a considerar: ‘O que faria este ano melhor do que o ano passado?', 'Como podemos trabalhar juntos para construir um modelo financeiro que suporte o estilo de vida que desejo?', 'Que etapas são importantes para mim – pagar a universidade da minha filha, levar a minha família de férias ou poder comprar aquele carro de sonho?’.
Hoje em dia, compreender o que mais interessa aos clientes é a chave para uma parceria bem-sucedida e lucrativa. Depois, cabe ao contabilista apoiá-los para tornar os seus sonhos realidade – através de aconselhamento pessoal e estratégico e da tecnologia certa.
Demonstrar o verdadeiro valor dos serviços de contabilidade
Os contabilistas precisam de se sentir capacitados para ter conversas mais abertas com os clientes; não apenas num determinado momento, mas continuamente, à medida que o mundo do trabalho vai mudando.
A tecnologia está a libertar tempo para os contabilistas despenderem com os seus clientes e oferecerem conhecimentos que reforçam a sua capacidade de resolver problemas reais, já não estando dependentes apenas do instinto.
Nas consultas iniciais, podem utilizar serviços digitais para os ajudar a analisar o negócio do cliente, oferecer aconselhamento estratégico e explicar a combinação específica de serviços de contabilidade de que necessitam devido à exigência do seu setor.
Contudo, muitos contabilistas evitam a oportunidade de mostrar aos seus clientes como vão gerir os seus serviços. Ser transparente –descrevendo o processo e partilhando o que devem fazer para manter os registos financeiros do cliente sob controlo – é algo que muitos não fazem nessas sessões iniciais, por receio de que o cliente entenda a “receita do sucesso” e faça a gestão da contabilidade por conta própria. Acredite em mim: os clientes não têm tempo ou know-how para o fazer sozinhos, e até vão valorizar a honestidade.
"Insights" precisos, impulsionadas pela tecnologia e pelo poder da transparência, vão garantir aos contabilistas a confiança necessária para cobrar o valor realmente justo pelos seus serviços inestimáveis.
Saber vender não se trata apenas de fazer dinheiro. Na minha experiência, os contabilistas precisam de conhecer realmente as necessidades dos seus clientes, tratá-los de forma igualitária e descobrir os pontos fortes dos seus negócios – este é o caminho para ter clientes felizes e bem-sucedidos. Em 2022 e no futuro, o contabilista ágil terá de servir os seus clientes ao mais alto nível, e fazê-lo com paixão irá moldar a experiência do cliente para poder navegar qualquer onda de mudança que entretanto o atinja.
Não é o tipo de profissão que está a desafiar os contabilistas, mas sim as mudanças na forma como trabalhamos, impulsionadas pelo último par de anos de perturbação económica, tecnológica e ambiental. As empresas precisam de se adaptar rapidamente, e para o fazerem devem recorrer ao know-how financeiro e ao conhecimento estratégico dos contabilistas.
As indústrias prosperam e aumenta a procura por apoio de contabilidade
Desde o início da pandemia, algumas profissões têm registado uma explosão na procura, impulsionada em grande parte pela mudança no comportamento e nos hábitos de despesa dos clientes.
O afluxo da procura por renovações de casas significa que agora muitos comerciantes podem escolher que projetos trazem mais valor ao seu negócio e estabelecer um preço mais elevado por eles. Esta oportunidade de crescimento tem estado ao alcance daqueles que contam com um planeamento financeiro estruturado e o apoio de um contabilista.
A verdade é que o crescimento rápido é um conceito assustador para alguns pequenos empresários, e a ideia de ter de realizar a contabilidade da empresa por conta própria pode ser intimidante. À medida que os impostos se tornam cada vez mais complexos, as pequenas empresas recorrem mais a contabilistas para se orientarem, compreendendo a importância de trabalhar com um consultor de confiança que possa ajudar a levar o seu negócio ao nível seguinte, mantendo ao mesmo tempo o controlo e a conformidade das suas finanças.
Confiança nos contabilistas
As pequenas empresas com quem trabalho sabem o valor de trabalhar com um contabilista – e uma investigação da Sage salienta mesmo que, apesar de os contabilistas afirmarem que se sentem subvalorizados, a esmagadora maioria das pequenas empresas classifica-os como fundamentais para o seu sucesso.
Agora os contabilistas precisam de converter a confiança das PME na oportunidade de clarificar o seu verdadeiro valor, demonstrando os seus conhecimentos a uma comunidade que claramente precisa deles. O verdadeiro impacto que podem ter é ajudar os clientes a obter um rendimento que lhes permita estar seguros e felizes, independentemente da disrupção à sua volta.
Ao falar com clientes novos ou existentes, os contabilistas devem primeiro perguntar o que pretendem com o seu negócio. A ideia é saber o seu objetivo último e, ao mesmo tempo, desafiá-los a considerar: ‘O que faria este ano melhor do que o ano passado?', 'Como podemos trabalhar juntos para construir um modelo financeiro que suporte o estilo de vida que desejo?', 'Que etapas são importantes para mim – pagar a universidade da minha filha, levar a minha família de férias ou poder comprar aquele carro de sonho?’.
Hoje em dia, compreender o que mais interessa aos clientes é a chave para uma parceria bem-sucedida e lucrativa. Depois, cabe ao contabilista apoiá-los para tornar os seus sonhos realidade – através de aconselhamento pessoal e estratégico e da tecnologia certa.
Demonstrar o verdadeiro valor dos serviços de contabilidade
Os contabilistas precisam de se sentir capacitados para ter conversas mais abertas com os clientes; não apenas num determinado momento, mas continuamente, à medida que o mundo do trabalho vai mudando.
A tecnologia está a libertar tempo para os contabilistas despenderem com os seus clientes e oferecerem conhecimentos que reforçam a sua capacidade de resolver problemas reais, já não estando dependentes apenas do instinto.
Nas consultas iniciais, podem utilizar serviços digitais para os ajudar a analisar o negócio do cliente, oferecer aconselhamento estratégico e explicar a combinação específica de serviços de contabilidade de que necessitam devido à exigência do seu setor.
Contudo, muitos contabilistas evitam a oportunidade de mostrar aos seus clientes como vão gerir os seus serviços. Ser transparente –descrevendo o processo e partilhando o que devem fazer para manter os registos financeiros do cliente sob controlo – é algo que muitos não fazem nessas sessões iniciais, por receio de que o cliente entenda a “receita do sucesso” e faça a gestão da contabilidade por conta própria. Acredite em mim: os clientes não têm tempo ou know-how para o fazer sozinhos, e até vão valorizar a honestidade.
"Insights" precisos, impulsionadas pela tecnologia e pelo poder da transparência, vão garantir aos contabilistas a confiança necessária para cobrar o valor realmente justo pelos seus serviços inestimáveis.
Saber vender não se trata apenas de fazer dinheiro. Na minha experiência, os contabilistas precisam de conhecer realmente as necessidades dos seus clientes, tratá-los de forma igualitária e descobrir os pontos fortes dos seus negócios – este é o caminho para ter clientes felizes e bem-sucedidos. Em 2022 e no futuro, o contabilista ágil terá de servir os seus clientes ao mais alto nível, e fazê-lo com paixão irá moldar a experiência do cliente para poder navegar qualquer onda de mudança que entretanto o atinja.