Startups portuguesas deram cartas no South Summit Madrid 2024
Portugueses estiveram em força no South Summit Madrid 2024, a convenção que anualmente reúne o ecossistema empreendedor mundial. 34 empresas startup portuguesas estiveram presentes num evento que se realizou em junho e que levou à capital espanhola cerca de 6500 empresários.
No balanço final a organização constatou que dois mil investidores chegaram e venceram com uma carteira de investimentos equivalente a três vezes o Produto Interno Bruto português. A organização do South Summit Madrid fala em seis mil representantes de empresas e dois mil investidores, a par de 18 mil visitantes de 133 países, praticamente dois terços dos países do mundo.
Da saúde à educação, o melhor do empreendedorismo nacional esteve em Madrid, sendo que uma dezena de empresas fazem parte do programa “Business Abroad”, da Startup Portugal. Neste evento as empresas nacionais levaram temas como a health tech, a inteligência artificial, a educação, o e-commerce e a sustentabilidade, tendo levantado entre oito e 10 milhões de euros em investimentos. Recorde-se que o programa “Business Abroad” é uma iniciativa gerida pela Startup Portugal, para promover a internacionalização das startups nacionais, e entre as iniciativas relevantes está o apoio na presença em exposições em mercados externos. Na delegação portuguesa estiveram a Ambi Careers, Boost Express, Chrono Health, DUMA, Enline, Fluks, Followup Global, GovWise, Granter, Intuitivo, iT Recruiter Kardz, LockEM, Luggit, Moviinn, Mystic, Purrmi, SentiVue, Visible Sports e WiseWorld. E na dezena de empresas – das três dezenas que estiveram presentes - destacam-se a Brainr, uma startup que desenvolveu um sistema de manufacturing execution system para a indústria alimentar e que permite processos mais inteligentes e operações de produção integradas em tempo real; a Bridge IN que criou um software como serviço que integra com soluções para RH e as áreas jurídica, fiscal e de contabilidade; a Follow Inspiration que se dedica à produção de soluções para robôs móveis autónomos usados em processos de transporte de mercadorias dentro das fábricas. De destacar ainda a Greenmetrics.ai que criou uma solução que recorre a sensores inteligentes e análise avançada de dados para adaptação às alterações climáticas; a Growappy que é uma plataforma para o ensino pré-escolar com recurso a IA; enquanto a InAppStory criou uma plataforma para aprofundar o relacionamento com clientes através de stories e gamificação in-app. Na área de serviços o destaque foi para a Indie que promove a oferta de seguros como serviço, com procura instantânea para clientes, ativos, serviços ou parceiros, enquanto a Mighty tem uma plataforma de software que gere e coordena a logística, o armazenamento local e os parceiros de distribuição que abastecem os seus quiosques. A Nevaro promoveu a Holi, uma aplicação móvel que funciona como um personal trainer para a saúde mental e, por último, a sheerME, que criou uma app agregadora de serviços de beleza e bem-estar.
Recorde-se que a Startup Portugal já tinha levado empresas nacionais à conferência 4YFN, em Barcelona, Espanha. Esta organização que visa promover o empreendedorismo nacional e não tens finas lucrativos, já levou ao mercado externo meia centena de companhias para apresentação de tecnologia inovadora. Nesta edição, a 13ª, foi revelada a startup vencedora, uma empresa da capital espanhola de nome Invopop e que criou um modelo que ajuda empresas a emitir faturas em qualquer país graças ao registo das vendas, à conversão para o formato de fatura e à comunicação com as autoridades fiscais. Foram ainda entregues quatro outros prémios, tendo a Sycai, de Barcelona, sido escolhida como a startup “Mais Disruptiva”, a Navilens, de Múrcia, como a “Mais Sustentável” e a Shakers e a Embat, de Madrid, como a “Mais Escalável” e a com a “Melhor Equipa”, respetivamente.
A South Summit contou com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial, da Comunidade de Madrid e da Câmara Municipal de Madrid, bem como da Mutua Madrileña, Google for Startups, BBVA Spark, Endesa, Wayra – Telefónica Innovation e BStartup do Banco Sabadell.