Netcar promove eventos de compra digital de automóvel;

Netcar promove eventos de compra digital de automóvel
O grupo Auto Soluções foi o primeiro parceiro.
 
O especialista em transações online de automóveis Netcar está a promover eventos VIP digitais juntos dos concessionários nacionais. O primeiro evento já se realizou e o parceiro foi o grupo Auto Soluções, concessionário de marcas do grupo Volkswagen no Grande Porto. “As primeiras indicações foram excelentes e a Netcar já tem mais de uma dezena de eventos programados até final do ano”, disse à “Vida Económica” o CEO da Netcar, Nuno Poço.
 
A Netcar indica que o projeto já estava em andamento, mas que a pandemia de Covid-19 acelerou a oferta. “A ideia era apresentarmos as novas funcionalidades por altura do nosso 10º aniversário, mas a pandemia obrigou-nos a mudar a orientação e o nosso esforço passou a dar prioridade a estes produtos. Desde finais de 2009 que defendemos que a estratégia das concessões teria que passar por incorporar o digital, numa perspetiva de colaboração com os compradores que já estavam disponíveis para essa migração. Mas as coisas levam o seu tempo. De repente, em poucas semanas, a pandemia fez mais pelo digital do que nós conseguimos fazer em 10 anos. E isso fez com que também nós tivéssemos de adaptar-nos a um novo ritmo de evolução”, explica.
Francisco Barros Leite, administrador do grupo Auto Soluções, explica a aposta na Netcar pela relação histórica entre as duas empresas. “A Netcar e o Grupo Auto Soluções Mobilidade têm uma relação com 10 anos de parceria. Nessa medida, quando chegou o momento de escolher o parceiro, a Netcar apareceu de uma forma natural no topo da lista”, indica o executivo.
“O balanço é positivo. Contudo, foi o primeiro evento que realizámos com uma componente digital tão forte, o que, obviamente, originou ao longo do processo alguns desafios e adversidades, uns ultrapassados com sucesso, outros nem tanto. Foi um processo muito instrutivo e, por isso, estamos convictos que o próximo evento irá correr ainda melhor”, aponta Francisco Barros Leite.
 
“Transpor eventos VIP para o digital”
 
O plano destas iniciativas é transpor para o digital o que os concessionários já fazem com as feiras e eventos de vendas que ocorrem fisicamente. Os eventos VIP são feiras de vendas que juntam centenas de carros com preços especiais. Esses eventos ocorrem durante alguns dias e juntam clientes que pretendem comprar carro a preço de oportunidade. 
“Para além do catálogo e do produto, os Eventos VIP digitais da Netcar integram ferramentas de marketing intelligence de conversão e integra também ferramentas específicas de negociação online, as salas de negociação Netcar que, agora, melhoraram, pois passaram a integrar chat, vídeo, gestão de documentos, módulo de pagamentos”, de acordo com Nuno Poço.
O CEO da Netcar considera que os eventos digitais “encaixavam perfeitamente nas necessidades do retalho automóvel” durante o período da pandemia em que os stands tiveram que fechar, mas que a “necessidade não chegou agora”. “Temos estes produtos pensados e desenhados desde o início de 2018. Ou seja, não achamos que a necessidade seja específica deste contexto que vivemos, achamos sim que o contexto terá antecipado esta necessidade. Não é uma alteração conjuntural... veio para ficar”, acredita o empresário.
Francisco Barros Leite concorda que “o digital é uma realidade incontornável no sector automóvel” e que a pandemia acelerou a digitalização do retalho automóvel. “Na nossa organização, sem dúvida que sim. Aproveitámos o tempo de confinamento para reorganizar toda a área relacionada com o digital. Repensámos o nosso plano de atuação, fizemos novas parcerias, contratámos pessoas dedicadas e investimos em novas ferramentas”, informa o administrador grupo Auto Soluções. “No fundo, a pandemia veio apenas acelerar um processo que era há muito inevitável”, remata.
Aquiles Pinto aquilespinto@vidaeconomica.pt, 17/09/2020
Partilhar
Comentários 0