Reclamações sobre bancos dispara perto de 50%
O número de reclamações dirigidas ao setor bancário teve um crescimento de 47% de janeiro a setembro em relação ao período homólogo de 2019, avança uma análise realizada pelo Portal da Queixa. A rede social de consumidores indica que, entre 1 de janeiro e 23 de setembro, foram registadas 4846 queixas contra a banca em Portugal, contra 3304 no mesmo período do ano passado.
De acordo com a análise feita pela equipa do Portal da Queixa, os principais motivos das reclamações apresentadas estão relacionados com mau serviço prestado (26%), atendimento (13%), apoio ao cliente (10%), condições contratuais (8%) e as moratórias (5%) das reclamações.
Relativamente às entidades bancárias com maior volume de reclamações recebidas (à qual a quota de mercado de cada entidade também não ser alheia), a lista é liderada por Caixa Geral de Depósitos (445 queixas), Banco CTT (295), Millennium BCP (291) e Santander Totta (269). Em contrapartida, no que se refere ao índice de satisfação – que expressa de forma objetiva o desempenho das marcas no Portal da Queixa com base na interação com os utilizadores que efetuaram reclamações –, destacam-se no pódio da boa performance ActivoBank (grupo BCP), Banco CTT e Caixa Geral de Depósitos.
“Em tempos de incerteza como estes e numa conjuntura como esta, seria de esperar que a relação de confiança entre a banca e os portugueses saísse reforçada, mas esta expectativa saiu gorada para muitos consumidores face ao setor bancário. Os problemas apontados ao funcionamento do serviço prestado, ao atendimento, ao apoio ao cliente tornam-se, para algumas pessoas, um constrangimento não só financeiro, mas também familiar e social”, refere Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e fundador da Consumers Trust.
Relativamente às entidades bancárias com maior volume de reclamações recebidas (à qual a quota de mercado de cada entidade também não ser alheia), a lista é liderada por Caixa Geral de Depósitos (445 queixas), Banco CTT (295), Millennium BCP (291) e Santander Totta (269). Em contrapartida, no que se refere ao índice de satisfação – que expressa de forma objetiva o desempenho das marcas no Portal da Queixa com base na interação com os utilizadores que efetuaram reclamações –, destacam-se no pódio da boa performance ActivoBank (grupo BCP), Banco CTT e Caixa Geral de Depósitos.
“Em tempos de incerteza como estes e numa conjuntura como esta, seria de esperar que a relação de confiança entre a banca e os portugueses saísse reforçada, mas esta expectativa saiu gorada para muitos consumidores face ao setor bancário. Os problemas apontados ao funcionamento do serviço prestado, ao atendimento, ao apoio ao cliente tornam-se, para algumas pessoas, um constrangimento não só financeiro, mas também familiar e social”, refere Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e fundador da Consumers Trust.
Banco público com mais queixas
Entidades | Índice de Satisfação | Reclamações (%) | Reclamações |
ActivoBank | 95,9 | 4% | 207 |
Banco CTT | 95,3 | 6% | 295 |
Caixa Geral de Depósitos | 80,4 | 9% | 445 |
Millennium BCP | 67,8 | 6% | 291 |
Banco Montepio Geral | 57,8 | 2% | 102 |
NOVO BANCO | 61,5 | 3% | 132 |
Banco BPI | 14 | 2% | 99 |
Santander Totta | 12 | 6% | 269 |
Fonte: Portal da Queixa (1 janeiro a 23 setembro de 2020)
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