EQA 250 supera autonomia estimada na Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos;

EQA 250 supera autonomia estimada na Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos
A autonomia estimada do EQA 250, SUV da Mercedes-EQ, a marca de veículos 100% elétricos do Mercedes-Benz Group, foi superada na prova de consumos Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos. O modelo tem uma autonomia anunciada de 426 km e os consumos registados permitiriam superar aquela distância em 11,5% e chegar aos 475 km.
Ao contrário de outras provas, as corridas de consumos não têm como objetivo ser-se o mais rápido (embora houvesse um tempo mínimo para cumprir a prova), mas o mais eficiente em termos energéticos. Nos dias 4 e 5 de maio, três equipas (compostas por um jornalista e um parceiro ou cliente da Sociedade Comercial C. Santos) fizeram, aos comandos de um Mercedes EQA 250, a ligação entre as três instalações do concessionário Mercedes-Benz: na Maia-Aeroporto, na avenida da Boavista (Porto) e em Felgueiras. 
O objetivo era percorrer os 142 km do percurso definido pela Sociedade Comercial C. Santos com menores consumos de energia. O percurso Maia-Boavista-Felgueiras era o mais longo (85 km) e com mais estradas nacionais e municipais, sendo também mais técnico, com bastantes curvas e inclinações mais fortes. Já o percurso entre o Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras, e a Maia-Aeroporto (57 km) privilegiava as autoestradas. Isso mesmo notou-se nos tempos, com a viagem da manhã a ser percorrida em 2h15m (o tempo limite era de 2h30) e o regresso em cerca de 50 minutos (o tempo limite era de 1h15). De referir que, além de limites de tempo, as equipas também eram obrigadas a manter uma velocidade de patamar mínima de 80 km/h nas autoestradas e de 40 km/h nas estradas nacionais e municipais. 
O condutor 1 de cada equipa conduziu entre a Maia-Aeroporto e a Boavista, enquanto o condutor 2 assegurou a ligação a Felgueiras. No regresso às instalações-sede da Sociedade Comercial voltou a conduzir o condutor 1.
 
Consumos de excelência
 
No fim de ambos os dias, a equipa com melhor desempenho participou na Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos a 5 de maio e seguia no carro 3. Essa dupla percorreu os 142 km da prova com uma média de apenas 14 KWh/100, o que, tendo em conta os 66,5 KWh capacidade de armazenamento de energia da bateria de iões de lítio do Mercedes EQA 250, seria suficiente para uma autonomia total de 475 km, um número 11,5% superior aos 426 km anunciados pela marca (de acordo com o ciclo de teste WLTP). Aliás, todas as equipas do segundo dia da ação conseguiram consumos que lhes permitiram, em teoria, ultrapassar os 426 km de autonomia. 
Já no dia 4, as três equipas ficaram abaixo dessa fasquia, mas convém notar que, por coincidência, os três automóveis nesse dia tiveram velocidades médias superiores e os utilizadores optaram por seguir com vários sistemas eletrónicos ligados e o sistema de climatização ligado, para combater algum calor que se fazia sentir no dia da prova. Não obstante, mesmo o consumo mais elevado (16,7 KWh/100) corresponde a uma autonomia teórica superior a 398 km, o que é apenas 6,5% inferior à autonomia média em circuito WLTP preconizada para o EQA. Já a equipa vencedora do primeiro dia da Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos registou um consumo de 15,9 KWh/100, o que colocaria a autonomia total muito próxima dos valores anunciados pela Mercedes-EQ.

 

Finda a ação, o balanço é positivo. “A Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos foi bem-sucedida. Além do convívio entre participantes, foi possível comprovar que os automóveis 100% elétricos já são opção para um grande leque de utilizadores de automóveis, mesmo para aqueles que conduzem diariamente distâncias superiores à média da maioria dos automobilistas europeus. Esta é, recorde-se, de acordo com o Eurostat, inferior a 20 km diários”, refere o relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto. 
A estatísticas mais recentes do Eurostat, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, podem ser consultadas aqui. A quilometragem média diária, em concreto, está nesta ligação
 
EQA foi lançado em abril de 2021
 
Lançado em abril de 2021, o EQA é o modelo de entrada na gama de modelos totalmente elétricos da marca Mercedes-EQ. Este SUV elétrico é proposto nas versões a EQA 250 (190 cv) e EQA 350 4MATIC (292 cv). O EQA 250 tem preços a partir de 56 300 euros.
Os tempos de carregamento do EQA 250 variam entre as 5h45 numa wallbox ou num posto de carregamento público (corrente AC com uma potência de pelo menos 11 kW, com intensidade de corrente de 16 A por fase) e os 30 minutos para uma carga de 10% a 80% num posto de carregamento rápido de corrente DC com uma tensão de rede de 400 V e uma intensidade de corrente de pelo menos 300 A. Este carregamento ultrarrápido permite recuperar em 30 minutos mais de 300 km.
 
Mercedes-Benz lidera em xEV
 
A Mercedes-Benz Portugal (todas as marcas e concessionários) lidera entre os veículos híbridos plug-in e elétricos (designados por xEV pela marca). Desde o lançamento dos seus primeiros plug-in hybrid e dos seus modelos elétricos, a Mercedes-Benz tem sido a marca mais procurada pelos clientes portugueses com esta tecnologia. Hoje, mais de 80% das encomendas dos modelos Classe C, GLC (SUV e Coupé), Classe E e GLE (SUV e Coupé) são modelos PHEV, um claro caminho de sucesso da marca e em linha com o futuro, bem como com as políticas ambientais que preveem uma maior aposta nestes modelos mais sustentáveis. Atualmente, os veículos xEV representam 38,7% das vendas da Mercedes-Benz. As vendas da Sociedade Comercial C. Santos acompanham essa tendência.
 
Susana Almeida, 19/05/2022
Partilhar
Comentários 0