Como evitar os maiores mitos sobre o bitcoin;

Como evitar os maiores mitos sobre o bitcoin
Desde a estratosférica proeminência que adquiriu no final de 2013, os provedores de bitcoins têm combatido inúmeros mitos relacionados com a cripto-moeda. Muitos destes mitos lançam uma imagem negativa do bitcoin, o que obviamente afetam a sua credibilidade.

Se pensa em investir em bitcoins, ou talvez utilizar o software da plataforma trading de bitcoin, diferenciar os fatos da ficção é primordial. Portanto, investigue atentamente como funciona o bitcoin, bem como suas vantagens e desvantagens. Aqui temos alguns dos mitos mais difundidos acerca do bitcoin.
O bitcoin é um esquema Ponzi
Há quem pense que o Bitcoin é um plano elaborado para iludir e extrair dinheiro de pessoas honestas. Um esquema Ponzi envolve uma figura (ou figuras) central que distribui dinheiro provindo dos novos membros que caem no esquema, criando a ilusão de grandes rendimentos financeiros.  
Embora seja utilizado por alguns investidores para gerar mais-valias, o bitcoin é fundamentalmente uma divisa alternativa: não um esquema de investimento. Há diversos sites e casas de câmbio que divulgam o valor do bitcoin em tempo real para que os usuários possam acompanhar o valor real da divisa.
 Bitcoin é ilegal
É verdade que o bitcoin não se enquadra na definição tradicional de moeda legal, que normalmente consiste de notas e moedas cunhadas pelo governo. No entanto, isso não quer dizer que utilizar bitcoin como pagamento para bens e serviços seja ilegal.
Ao ser uma cripto-moeda, a classificação legal de bitcoin não está bem definida. Portanto, apesar de não ser completamente reconhecida como dinheiro sob a definição de moeda legal, muitos governos reconhecem-na como um meio legal e válido de liquidar transações financeiras. Veja aqui a lista de países que estão abertos ao bitcoin e que países são hostis à moeda.
Computadores quânticos ameaçam a segurança do bitcoin
Computadores quânticos teriam capacidades criptográficas que poderiam representar uma ameaça aos sistemas de criptografia atuais. No entanto, isso não significa que eles possam penetrar o sistema de segurança do bitcoin. Para começar, a segurança do bitcoin é atualizado, o que significa que o aumento da potência e das capacidades na computação podem ser alcançados por melhoras aplicadas no sistema de segurança do bitcoin. Para além disso, o sistema criptográfico que o bitcoin usa, faria face a um computador quântico que utilizasse um sistema semelhante.
É fácil confundir-se com estes mitos mas, para que o bitcoin ganhe legitimidade, é necessário que conte com a aceitação dos maiores protagonistas do sistema financeiro, tais como casas cambiais, instituições financeiras, governos, empresas e até mesmo o público em geral. Para que o bitcoin seja verdadeiramente legitimado, a divisa deveria ser aceite ao comprar e vender ações, bens, serviços e assim por diante, sem quaisquer restrições.
Algumas pessoas, erroneamente, consideram o bitcoin como um enorme esquema Ponzi, ou como uma divisa ilegal que além de tudo é vulnerável à utilização de computadores quânticos no futuro. Nada disso é verdade.                  
O bitcoin é uma divisa legal com um sistema de segurança sólido e progressivo para suportar as ameaças de poderosos sistemas de computação criptográficos. Porém, para ser realmente aceite, tanto pelos protagonistas financeiros como pelo público em geral, os provedores de bitcoin precisam provar que a divisa é amplamente utilizável, útil e chegou para ficar.
 
Esta informação foi preparada pela IG, marca comercial da IG Markets Limited. O conteúdo destas páginas não constitui (e não será concebido de forma a constituir) qualquer espécie de aconselhamento, ou recomendação de investimento, ou um registo dos nossos preços de negociação, ou uma oferta ou solicitação para a transação de qualquer instrumento financeiro. A IG não aceitará qualquer responsabilidade em consequência de qualquer uso que possa ser dado ao referido conteúdo, ou sobre qualquer efeito que daí advenha. Não asseguramos a precisão ou integridade da informação. Consequentemente, qualquer pessoa assume o risco da atividade realizada com base nesta. A análise produzida não tem como finalidade qualquer objetivo de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de quem o consultar. Esta não foi produzida com base nos requisitos legais que promovem a independência da análise financeira e, assim sendo, esta é considerada uma mensagem de marketing. Não estando impedidos de negociar com base nas nossas recomendações, não procuramos retirar qualquer tipo de vantagem da informação providenciada aos nossos clientes. Os CFDs são Produtos Financeiros Complexos. Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e esteja disposto a aceitá-las. Pode Implicar a perda da totalidade ou mais do que o capital investido.
Susana Almeida, 27/02/2015
Partilhar
Comentários 0