Comunidades Judaica e Católica do Porto doam 20 mil euros a quatro instituições de pobreza;

Solidariedade social
Comunidades Judaica e Católica do Porto doam 20 mil euros a quatro instituições de pobreza
Manuel Linda e Ben Zion.
As comunidades judaica e católica do Porto doaram 20 mil euros a quatro instituições de combate à pobreza da cidade. Aquele valor, que corresponde às receitas da Receitas do filme “A Luz de Judá”, foi entregue ao Banco Alimentar contra a Fome, ao projeto “Porta Aberta” do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, à Obra Diocesana de Promoção Social da Diocese do Porto e o ao Centro Social e Paroquial da Sé.
Para apoiar o combate à pobreza criada pela pandemia as Comunidades Judaica e Católica do Porto reforçaram o protocolo estabelecido em 2018 e lançaram, em junho, o filme “A Luz de Judá”, que permitiu angariar, através da visualização desta longa metragem, o montante agora entregue. O filme está disponível para aluguer na plataforma de streaming Vimeo, por um preço de 7,99 euros.
Na cerimónia de entrega das receitas, realizada ontem (dia 14), o bispo do Porto, Manuel Linda, defendeu “O recente “Protocolo de amizade e cooperação” que os dirigentes da Diocese e da Comunidade Judaica do Porto assinaram é prova disso mesmo: corte com o passado de incompreensões e certeza de um futuro feito de mãos dadas”. O presidente da Comunidade Judaica do Porto, Dias Ben Zion, afirmou, por seu turno, que “esta ação junta a história, a arte e a solidariedade. Cada pessoa que viu o filme ajudou os que têm fome, uniu-se a duas culturas e religiões e disse não ao antissemitismo”.
Foi também lida uma carta da B’nai B’rith International, organização de direitos humanos com sede em Washington, que apoiou o projeto desde o início, por estar comprometida com o atual reflorescimento da comunidade judaica portuguesa e com a luta contra o antissemitismo na Europa.
Nessa carta, Charles Kaufman lembra que “a história deste filme é de revivificação e cura numa grande nação antes perdida nas trevas da Inquisição. Não há espaço para ódio no mundo. Nós, da B'nai B'rith International, compartilharemos este filme com comunidades judaicas em todo o mundo”.
O filme “A Luz de Judá” foi produzido com o apoio de filantropos judeus da América, Ásia e Euroásia, como parte de um projeto inter-religioso e de luta contra o antissemitismo que une a comunidade israelita e a Diocese do Porto.

Protocolo desde 2018

A iniciativa surge na sequência do já referido protocolo celebrado pelas duas instituições em 2018 e de um projeto conjunto apresentado ao público em dezembro, que engloba a promoção das visitas turísticas no Paço Episcopal e no Museu Judaico do Porto e a realização de quatro filmes que narram acontecimentos reais ocorridos na sociedade portuguesa, ao longo de séculos.
“Este protocolo vem reforçar o bom ambiente de coexistência entre judeus e católicos que existia desde tempos antigos e que foi interrompido nos reinados de D. Manuel e D. João III. Graças ao regresso de muitos judeus sefarditas, neste século XXI, e aos sucessivos encontros entre católicos e judeus do Porto nos últimos anos, para ajuda dos necessitados, foi possível reaproximar decisivamente as duas comunidades”, remata o comunicado conjunto.
Aquiles Pinto, 15/09/2020
Partilhar
Comentários 0