EuroBIC corta relações comerciais com Isabel dos Santos;

EuroBIC corta relações comerciais com Isabel dos Santos
Pressões do Banco de Portugal terão desencadeado a decisão.
Aquiles Pinto
aquilespinto@vidaeconomica.pt

O EuroBIC, banco controlado por Isabel dos Santos, anunciou esta semana que vai “encerrar a relação comercial com entidades controladas pelo universo da acionista Eng.ª Isabel dos Santos e pessoas estreitamente relacionadas com a mesma”. A decisão segue-se à divulgação, no domingo (dia 19) de uma investigação jornalística que notificou que foi de uma conta da Sonangol no EuroBIC que foram transferidos cerca de 57 milhões de dólares para outra conta no Dubai, pertencente à Matter Business Solutions, uma sociedade offshore ligada à filha do ex-Presidente de Angola Isabel dos Santos.
O banco português, que é detido a 42,5% por Isabel dos Santos e tem o ex-ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos como presidente, indica, em comunicado, que todos os procedimentos legais foram seguidos nessas transações (incluindo prevenção de branqueamento de capitais).
O EuroBIC salienta, porém, que as “informações vindas a público” trouxeram “elementos que até esta data eram desconhecidos” para o banco, pelo que vai “solicitar a realização imediata de uma auditoria” às transferências.

Pressões do Banco de Portugal

A decisão da equipa de Teixeira dos Santos foi, também, alvo de pressões do Banco de Portugal. O supervisor liderado por Carlos Costa tem em curso, desde dezembro de 2019, uma inspeção ao EuroBic que incide sobre os mecanismos de controlo do branqueamento de capitais.
Já neste novo ano, a entidade liderada por Carlos Costa indicou estar atenta a “todos os novos factos que possam ser relevantes para efeitos de avaliação e reavaliação” da idoneidade de Isabel dos Santos enquanto acionista do EuroBIC. Assim, se considerar que a empresária angolana deixou de preencher os requisitos de idoneidade, o Banco de Portugal pode inibir o seu exercício de direito de voto no EuroBIC.

Mais de 20 empresas em território luso

Isabel dos Santos tem interesses em mais de duas dezenas de empresas em Portugal (o nosso é o segundo país mais representado, depois de Angola). No setor financeiro, depois da venda do BPI ao espanhol CaixaBank, a presença limita-se ao EuroBIC, mas a empresária tem interesses em vários outros grupos. Galp, Efacec Power Solutions e NOS são os três mais conhecidos junto do público.
Susana Almeida, 24/01/2020
Partilhar
Comentários 0