Nissan Ariya segue o caminho aberto pelo Leaf;

Ensaio
Nissan Ariya segue o caminho aberto pelo Leaf
O novo SUV elétrico da Nissan foi apresentado no World of Wine, em Vila Nova de Gaia. O Nissan Ariya posiciona-se num segmento bastante preenchido e apresenta como principal vantagem a autonomia, que pode chegar aos 533km.
 
A Nissan foi pioneira e conquistou uma posição de relevo no mercado dos veículos elétricos através do Leaf. Dez anos depois, o novo SUV Ariya chega um pouco atrasado face à concorrência que já investiu neste segmento, começando pelo grupo Volkswagen. O Ariya utiliza a plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan, tal como o Renault Mégane E-Tech.
 Os modelos expostos no WOW comprovam que a estética do Ariya é futurista e agradável ao olhar.
 O interior destaca-se pela positiva, quer pelo design elegante quer pelo espaço interior, incluindo na parte traseira com um ambiente confortável.
Os écrans digitais são interessantes, havendo a opção pelas teclas totalmente integradas na zona central, imitando a madeira do painel.
 
Dois motores disponíveis
 
O motor, do tipo síncrono, está disponível em duas potências, dependendo da bateria de iões de lítio a que está associado: 160 kW se for de 63 kWh (218 cv) e 170 kW se aumentar para 87 kWh. No primeiro caso, a autonomia anunciada é 403 km WLTP, no segundo caso atinge os 533 km.
Mais tarde, irá chegar uma versão com dois motores e tração às 4 rodas, desenvolvendo 306 cv, em 87 kWh.
Para carregar há várias soluções. Como solução de base, há um carregador de 7,4 kW e uma opção de 22 kW para conectar o Ariya em casa à corrente alterna. Com o carregador pequeno e a bateria de 63 kWh carrega de 10% a 100% em 10 horas.
Na rede pública, em corrente contínua, carrega 130 kW. Assim, permite recuperar até 350 km de autonomia teórica (WLTP) em 30 min, ou até 198 km em 15 min. O desempenho é ligeiramente melhor do que o Volkswagen ID.4.
Ao ler a ficha técnica, podemos ficar surpreendidos com o peso do Ariya. Na versão de base, o SUV pesa 1.980 kg, o que é muito, sabendo que a bateria de 63 kWh representa 451 kg do total. Mesmo sem a bateria, o Nissan Ariya já pesa 1.529 kg, ou seja, 14 kg mais que um Qashqai 4x4.
 O Ariya está limitado a uma velocidade máxima de 160 km/h em 4x2 e 200 km/h em 4x4 e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.
 
Concorrência abundante
 
Apesar de o Leaf ter estado na dianteira, o Ariya deu tempo para que a concorrência se organizasse na categoria dos SUV elétricos abaixo dos J 50.000. O grupo Volkswagen disponibiliza esses veículos em quase todas as suas marcas: Audi Q4, Skoda Enyaq, Volkswagen ID.4… O mesmo acontece na Coreia, onde a Hyundai disponibiliza o Ioniq 5 com desempenho elétrico superior, e o Kia EV6, um pouco mais caro. A Toyota acaba de lançar o seu BZ4X e a MG está o oferecer o ZS e o Marvel R a preços bastante baixos. Neste lote, a Nissan faz uma boa figura, mas não tem argumentos decisivos.
 
Compromisso equilibrado
 
Ao volante, o Nissan Ariya seduz com sua grande homogeneidade. É um SUV elétrico confortável, espaçoso, bem equipado e muito eficaz na estrada, onde se mostra seguro, sem ser monótono.
Preços a partir de € 49.500


Pontos positivos
  • Conforto
  • Comportamento seguro
  • Boa habitabilidade
  • Autonomia
  • Consumo aparentemente moderado
  • Equipamento completo

11/08/2022
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