Nova plataforma da NACEX Portugal triplica capacidade de distribuição na zona norte ;

Instalações de Santo Tirso ocupam uma área bruta de dois mil metros quadrados
Nova plataforma da NACEX Portugal triplica capacidade de distribuição na zona norte
A NACEX Portugal, a empresa de transporte expresso do Grupo Logista em Portugal, acaba de inaugurar a sua Plataforma Norte para servir os seus centros de distribuição na zona norte do País e triplicar a capacidade de operação da anterior plataforma de Alfena. A Plataforma Norte da NACEX Portugal está em funcionamento desde segunda-feira, dia 30 de outubro, em Água Longa, no concelho de Santo Tirso, e conta com uma área bruta de cerca de dois mil metros quadrados, beneficiando de excelentes acessibilidades aos principais centros urbanos do Grande Porto, assim como ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e ao Porto de Leixões.

Viana do Castelo, Braga, Matosinhos, Porto, Paços de Ferreira, Guimarães e Oliveira de Azeméis serão as principais cidades cujos centros de distribuição serão servidos pela Plataforma Norte, que dispõe de quatro cais de carga para camiões e 30 para carrinhas, podendo todos eles funcionar em simultâneo. A nova plataforma está ainda equipada com um sistema de classificação por indução automatizada, capaz de processar cinco mil pacotes/envelopes por hora, que conta igualmente com um sistema de medição composto por uma balança de pesagem dinâmica, com a capacidade de pesar volumes até 40 quilos a uma velocidade de 2,5 metros por segundo, além de poder fazer a sua medição volumétrica. Este sistema permite, desta forma, fazer a gestão da classificação simultânea para vários destinos diferentes.
 
O classificador da nova plataforma está também sincronizado com um sistema de gravação que permite a visualização das imagens em tempo real e o acesso a gravações para realizar buscas de pacotes específicos, recorrendo a imagens dos momentos da carga, descarga e classificação das expedições. Este sistema é composto por 16 câmaras, duas delas com a capacidade de gravação em 360 graus. Todas asseguram a gravação digital e em alta definição, e estão ligadas a um gravador com capacidade para conectar 32 câmaras e armazenar até o correspondente a 31 dias de gravações.
 
João Jales, country manager da NACEX Portugal, explica que «esta nova plataforma permitirá responder ao aumento do volume de mercadoria registado nos centros de distribuição desta região do País». O responsável refere que, «com as soluções tecnológicas implementadas, vamos conseguir assegurar um serviço mais rápido e eficiente aos nossos clientes, através da otimização de todos os processos relacionados com a receção e triagem de volumes que depois serão distribuídos». João Jales refere ainda que, «comparativamente à operação da plataforma de Alfena que a Plataforma do Norte vem substituir, mais que triplicaremos a nossa capacidade, que está agora adequada às necessidades desta área, que apresenta ainda grande margem de evolução pelo tecido industrial que encerra».        
 
João Jales acrescenta que «a aposta na especialização e flexibilização dos nossos serviços, seja com a implementação de novas soluções tecnológicas ou com a formação contínua dos nossos profissionais e renovação da nossa rede de distribuição, faz parte da estratégia de crescimento sustentado que a NACEX tem para Portugal». O country manager da NACEX confirma ainda os bons resultados que a empresa tem tido ao longo dos últimos anos e mantém o compromisso de «prestar um serviço de excelência aos nossos clientes».
 
Através dos centros de distribuição da Nacex é possível fazer envios até 40 quilos, com a garantia dos melhores tempos de trânsito via terrestre em toda a Península Ibérica. Estando todas as viaturas NACEX equipadas com PDA, em comunicação online via GPRS, é possível uma total rastreabilidade da encomenda, sendo que, tanto o cliente como o destinatário, têm acesso a informação sobre a sua localização. Um dos fatores que diferencia a atuação da Nacex no mercado nacional é o seu sistema informático próprio, em permanente evolução, que apresenta a particularidade de se poder integrar nos programas de gestão e faturação dos seus clientes.
Susana Almeida, 14/11/2017
Partilhar
Comentários 0