Novo Suzuki Swift - Olá 4ª geração … agora híbrida;

Ensaio
Novo Suzuki Swift - Olá 4ª geração … agora híbrida
Nascido há 20 anos, este importante modelo da marca vai já na sua 4ª geração sendo que, o agora 1.2 l tricilíndrico traz consigo uma bateria disponibilizando assim 82cv com uma caixa de velocidades manual de 5 velocidades ou, em alternativa uma CVT de 7,  seis versões e três níveis de equipamento. Sobressai na apresentação, ou não fosse este um Suzuki, um 4WD, área que a marca domina muito bem!
Maior, mais redondo e com um desenho icónico e atrevido, totalmente renovado, com linhas e contornos suaves, com uma assinatura luminosa das luzes dianteiras em L.
O interior apresenta boas quotas de habitabilidade e um desenho inspirado, desenhado e orientado para o condutor, com um tablier em dois tons, múltiplos espaços e bolsas  para arrumação, bancos acolhedores e aquecidos, um ecrã 9” para a maioria das funções (o AC possui botões físicos).
O sistema mild-hybrid é a matriz do modelo que se traduz em maior potência e em consumos frugais. Algo que a Suzuki não abdica é no pacote completo de segurança em todas as versões do modelo, sendo de destacar, por exemplo, o assistente manutenção faixa, monitorização do condutor, controlo de velocidade adaptativo, sensores e câmara traseiros.
Nesta apresentação nos arredores de Madrid tivemos oportunidade de testar tanto a versão com caixa manual, CVT e o 4WD. Automóveis diferentes para utilizadores diferentes, mas todos eles mantendo a identidade Suzuki – facéis, intuitivos e com bom comportamento. O 4wd, por maioria de razão, mais incisivo. Os consumos rondaram, consoante a utilização (havia percurso de montanha)  - 4.7 a 5.6l.
Com preços a começar nos 16.600 euros até aos 23.800€, o Swift já se encontra numa concessão perto de si.