Portugal é o país da Europa onde se paga mais tarde;

Portugal é o país da Europa onde se paga mais tarde
No ranking dos países com maior atraso nos pagamentos por parte das empresas, Portugal apresenta o pior valor da Europa, com 26,64 dias de média de pagamento. Ainda assim, Portugal tem vindo a diminuir este prazo, já que no início de 2020 se situava com 28,04 dias de média de pagamento, conclui o relatório da Informa D&B.
Apesar de uma redução de 1,4 dias desde janeiro 2020, Portugal tem um atraso de 12,23 dias em relação à média europeia, que se situa nos 14,41. Este é considerado o primeiro decréscimo entre os nove países analisados – Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal e Reino Unido – desde o primeiro trimestre de 2021, quando se começavam a sentir os efeitos da pandemia. Porém, trata-se do terceiro trimestre consecutivo em que os países superam os 14 dias em atrasos, algo que não acontecia desde o primeiro trimestre de 2016.
A SERES, especializada em serviços de intercâmbio eletrónico seguro de documentos, elenca três razões principais para este atraso: a fatura não chegar ao destino; a existência de discrepâncias ou erros na fatura e, por fim, o não cumprimento atempado do pagamento por parte da empresa que tem de pagar. Segundo a SERES, quase 50% dos atrasos ocorrem no âmbito das duas primeiras condições.
Para colmatar esta problemática, a SERES aponta a faturação eletrónica como um fator-chave. A faturação eletrónica, cuja obrigatoriedade teve início a janeiro 2021 para as grandes empresas e a julho de 2021 para as PME, através do Decreto-Lei nº 28/ e que permite o fim definitivo das faturas em papel, impulsionam o encurtamento dos prazos de pagamento.
Susana Almeida, 03/12/2021
Partilhar
Comentários 0