Portugal emite dívida a juros menores;

Evolução do risco
Portugal emite dívida a juros menores
Boas notícias para variar. Portugal emitiu, esta quarta-feira, dívida a juros menores. O país  emitiu dívida a cinco e a 10 anos, e em ambos, assistiu-se a uma descida das taxas face aos últimos leilões comparáveis. Face a uma procura forte nas duas emissões, o IGCP aproveitou para emitir 1492 milhões de euros versus os 1250 milhões inicialmente anunciados.
“A descida do risco nos países da zona euro, bem como em Portugal, está associada ao suporte que o BCE tem vindo dar aos mesmos. Christne Lagarde, alertou que a zona euro está a enfrentar uma forte contração económica, a uma velocidade e magnitude sem precedentes, e que o programa recentemente lançado de 750 biliões, poderá aumentar o seu tamanho e prazo. A evolução do risco em Portugal estará muito dependente da atuação do BCE, que nesta fase de pandemia tudo fará para preservar a União Europeia”, refere  Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa, sobre as emissões de obrigações do Tesouro por parte do IGCP.

No leilão a 10 anos, quando comparado com o último leilão, realizado em abril, a yield desceu de 1,194% para 0,852%. As obrigações do Tesouro a 10 anos (data de vencimento em outubro 2030) foram negociadas a uma taxa de 0,852%. Foi colocado pelo IGCP um total de 742 milhões, com a procura a ser 1,94 vezes a oferta.
Quanto às obrigações do Tesouro a cinco anos (data de vencimento em outubro 2025), a taxa foi de 0,258%. O montante colocado ascende a 750 milhões e a procura foi 2,23 vezes a oferta.

 
Aquiles Pinto, 13/05/2020
Partilhar
Comentários 0