“A Vanguard Properties conta com o Montepio para financiar a construção de diversos dos seus projetos”;

José Cardoso Botelho, Managing Director da Vanguard Properties, destaca
“A Vanguard Properties conta com o Montepio para financiar a construção de diversos dos seus projetos”
José Botelho lidera a Vanguard Properties, um grupo de investimento imobiliário português, liderado por um “family office” europeu.
A Vanguard Properties está a investir 30 milhões de euros na compra e reabilitação de uma torre na Rua Castilho, 203, em Lisboa. Após a realização do primeiro projeto da Rua Castilho 203, José Cardoso Botelho, em entrevista, destaca que estabeleceu com a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) um “framework” contratual que servirá para os projetos futuros, tornando os processos mais expeditos.
Qual a importância do financiamento bancário celebrado com a CEMG no desenvolvimento dos projetos de reabilitação que a Vanguard está a desenvolver em Lisboa?
A Vanguard Properties desenvolve uma colaboração importante com a CEMG, instituição financeira com forte experiência e know-how no setor da promoção imobiliária e da reabilitação. A CEMG é um banco com uma postura de parceiro e que procura promotores detentores de bons projetos, geridos por equipas profissionais e dinâmicas e com estruturas de capital próprio adequado. A Vanguard Properties conta com a CEMG para financiar a construção de diversos dos seus projetos.
 
Quais as características da parceria celebrada entre a CEMG no financiamento da reabilitação dos empreendimentos da Vanguard?
A nossa parceria assenta na apresentação de um determinado tipo de projetos numa fase embrionária, de modo a aferir do interesse e capacidade de financiamento dos mesmos. Após a realização do primeiro projeto da Rua Castilho 203, estabelecemos um “framework” contratual que servirá para os projetos futuros, tornando os processos mais expeditos.
 
A parceria contempla também os clientes compradores?
Sim, o Montepio tem disponibilizado a quem desejar um pacote de financiamento. No entanto, as condições de financiamento ao cliente final são fixadas caso-a-caso em função do seu perfil de risco. Por ora, todos os n/clientes optaram por comprar sem recurso a financiamento bancário.
 
Em que fases de desenvolvimento se encontram os projetos do edifício da R. Castilho e o Terraços do Monte, na Graça, em termos de construção e comercialização?
O projeto da Rua Castilho 203 encontra-se desde o dia 1 de Junho do corrente ano em reabilitação,  tendo a obra sido adjudicada à conceituada empresa Mota Engil. A duração da obra é de 18 meses, estando os trabalhos a seguir o planeamento estabelecido. As vendas desenvolvem-se a excelente ritmo e nas condições comerciais desejadas. O projeto dos Terraços do Monte é agora gerido por sociedade que não integra a Vanguard Properties, desconhecendo a sua situação atual – apenas sabendo que o projeto foi aprovado na fase em que foi por nós gerido.
 
Susana Almeida, 14/09/2018
Partilhar
Comentários 0