“Revolução tecnológica na indústria seguradora: a inovação começa pelo talento”;

José Francisco Duarte Neves, diretor de Market Management e de Produto P&C da Allianz Portugal:
“Revolução tecnológica na indústria seguradora: a inovação começa pelo talento”
É um facto amplamente reconhecido que o cenário da atividade seguradora não é estanque e está em constante evolução, sempre no sentido de acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade. Exemplo disto é a aposta em produtos diversificados que vão surgindo no mercado com o propósito de responder às necessidades dos consumidores, desde soluções de multirriscos a seguros de saúde cada vez mais abrangentes e completos. Temos também de ser capazes de responder a preocupações que outrora eram inexistentes. Com base no Barómetro de Risco Allianz 2019, percebemos, por exemplo, que os ciber-crimes são uma preocupação crescente, o que obriga o mercado a adaptar-se e a repensar a sua oferta, de modo a cobrir este nível de risco.
 
Atualmente, os grandes desafios, mas também as maiores oportunidades, prendem-se maioritariamente com a revolução digital. As transformações que daí advêm têm vindo a influenciar as relações entre consumidores e empresas, o que, inevitavelmente, inclui as companhias de seguros. Esta transformação digital obriga as seguradoras a repensar os seus serviços. Neste sentido, um dos objetivos primordiais da Allianz é a constante adequação do negócio à tecnologia e a automatização dos serviços, com o objetivo de simplificar todos os produtos e torná-los acessíveis a todos os consumidores. Se inicialmente a evolução tecnológica se fazia internamente, com a automatização de processos, atualmente, esta adaptação tem de ser aplicada ao contacto e à interação com o cliente. Isto significa que o cliente é absolutamente nuclear no que se refere à inovação nas seguradoras e é com este foco que temos vindo a mobilizar tecnologia e criatividade para poder garantir o maior sucesso. No entanto, não basta reduzir a complexidade e apostar na simplicidade. É necessário trabalhar diariamente na adaptação dos serviços, apostando em novas áreas de atuação, que permitam uma presença mais próxima junto do nosso público. Uma vez que o foco nos clientes é o eixo principal da nossa atividade, concentramos também a nossa atenção na adaptação às exigências das novas gerações, que serão, sem dúvida, os consumidores do futuro. Assim, as soluções que apresentarmos são cada vez mais intuitivas, claras e eficazes, tornando a comunicação muito mais acessível. E, nesse sentido, a tecnologia transforma-se na aliada perfeita, já que falamos de uma geração que nasceu, e cresce diariamente, rodeada de tecnologia.
 
Na vanguarda das últimas tendências
 
A Allianz está na vanguarda das últimas tendências e a explorar diversas oportunidades no setor, sobretudo nas áreas de Inteligência Artificial, robótica e blockchain. Temos a vantagem de pertencer ao grupo Allianz, que dispõe de conhecimentos e técnicas que nos permitem oferecer, de forma contínua, a melhor experiência digital para os nossos clientes. Por isso mesmo, temos connosco os melhores talentos, que nos permitem responder às exigências da digitalização, bem como elevar a fasquia a este nível no mercado. Os colaboradores da Allianz têm um conjunto de conhecimentos e experiências alargados e partilham o entusiasmo pela inovação e aprendizagem de um futuro que é, sem dúvida, digital.
Em suma, sem dúvida que um dos maiores desafios que o setor enfrenta atualmente, mas que na Allianz encaramos como uma verdadeira oportunidade, é tirar partido desta digitalização para conhecer melhor os nossos clientes, antecipar tendências e formular as respostas que permitam corresponder de forma adequada às solicitações do momento. Imediatismo e pragmatismo são as palavras de ordem. Os nossos clientes são cada vez mais exigentes, e é necessário estarmos preparados para responder às suas exigências em tempo útil. Tanto na Allianz Portugal como no grupo Allianz estamos a trabalhar no sentido destas transformações.
Susana Almeida, 08/03/2019
Partilhar
Comentários 0