Porto e Matosinhos são “capitais” do surf até outubro;

Porto e Matosinhos são “capitais” do surf até outubro
Cerca de 500 atletas irão competir em nove eventos de surf.
A importância do surf do ponto de vista económico e turístico levou, mais uma vez, os municípios de Matosinhos e do Porto a unirem-se para organizar a 4ª edição do Wave Series, que arrancou nas praias de Matosinhos e do Porto no passado fim-de-semana, com um calendário que engloba diversas provas ligadas ao surf que terão a Frente Atlântica como palco de eleição. 
 
De março a outubro, cerca de 500 atletas irão competir em nove eventos de surf. “Temos surf para cães (Surfin’ dog), Masters Cup (+45 anos), passando por uma etapa da Liga MEO, provas de apuramento (Rip Curl GromSearch) para finalíssimas internacionais, provas dos sub-12 aos sub-16, nacional de Longboard, Surf Adaptado e Esperanças, entre outras”, frisou Marcelo Martins, promotor da iniciativa. “Teremos provas regionais, nacionais e de apuramento para um circuito internacional. Dos 12 aos mais de 45 anos”, acrescentou o responsável. 
Para Marcelo Martins, “as nossas praias deveriam ser usadas como um incentivo para a promoção de uma vida saudável”. 
Paralelamente à componente competitiva, haverá ainda cerca de 150 batismos de surf para crianças institucionalizadas, aulas de surf adaptado para 100 alunos, ações de sensibilização ambiental e de limpeza de praias, Sunset Parties com a presença de DJ’s, Workshops e o Parque Aventura.
 
Evento deve atrair 30 mil espetadores
 
A organização estima que o Wave Series 2019 atraia cerca de 30 mil espectadores.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, presente no evento, afirmou que este evento é mais uma forte aposta da Frente Atlântica e que não existe competição entre as duas cidades, pois, “juntos, estamos a fazer a diferença na promoção económica do concelho e da região”.
Também a vereadora da Juventude e do Desporto da autarquia portuense considerou que esta “é uma feliz parceria, mas é apenas mais um exemplo do trabalho em conjunto que temos vindo a realizar”. Disse ainda que “quem nos visita vê apenas o mar, não vê fronteiras”. Catarina Araújo defendeu ainda a importância de “potenciar o surf como atividade com peso na economia e no turismo da região”.
A apresentação da 4ª edição do Wave Series decorreu na Loja Interativa de Turismo de Matosinhos.
Susana Almeida, 15/03/2019
Partilhar
Comentários 0