Caudalie aposta no mercado português;

Marca de cosmética natural quer abrir “boutiques-spa” em Lisboa e no Porto
Caudalie aposta no mercado português
Bertrand Thomas, cofundador da marca de cosméticos naturais Caudalie, quer abrir “boutiques-spas”, lojas com gabinetes de tratamento. 
A Caudalie aposta no mercado português e prevê abrir “boutiques-spa” em Lisboa e no Porto. Bertrand Thomas, cofundador da marca, de passagem por Portugal, falou à “Vida Económica” e revelou que a Caudalie cresceu 12% no mercado nacional, sem aumentar pontos de venda, enquanto os restantes mercados europeus ficaram pelos 2% e 3%. 
Vida Económica – A Caudalie está crescer e a investir em quê?
Bertrand Thomas – A empresa está a crescer e precisamos que a logística e todas as operações suportem o crescimento para sermos suficientemente fortes para crescer de forma saudável e sustentada.
Começámos um projeto há muitos anos que foi inaugurado em outubro de 2018, situado a uma hora de Paris, um grande centro de logística e um laboratório de formulação natural, dedicado a 100% a ingredientes naturais e à embalagem ecoconsciente. Todo o complexo representa um investimento de J 20 M.Contratámos uma nova equipa. O propósito deste laboratório é elaborar uma “biblioteca” de cerca de mil ingredientes naturais e vamos garantir aos nossos clientes 100% de rastreabilidade das nossas matérias-primas.
 
VE – Quais são as especificidades das fórmulas naturais?
BT – É difícil escalar fórmulas naturais porque são muito frágeis, muito sensíveis à poluição, muitas vezes instáveis. E, se queremos um produto estupendo, com uma textura formidável, há um preço a pagar e os grandes grupos não estão dispostos a isso.
Já temos fórmulas naturais, mas queremos ir mais longe e estar à frente. Em 2006, a minha mulher, Mathilde [Mathilde Thomas, mentora da marca Caudalie] decidiu fazer todas as fórmulas sem parabenos, etanol, por exemplo, e criámos o “Fórmula 0%”. Foi há 12 anos e foi fantástico, mas queremos aumentar a componente natural dos produtos. 
 
VE – As patentes são uma parte importante da vossa atividade?
BT – Fomos os pioneiros do resveratrol e registámos a patente. Registámos a segunda grande patente em 2018 e foi na área da energia. Descobrimos que as células produzem menos energia com a idade e com Harvard encontrámos uma forma de repor a o nível de energia que as células têm quando se tem 20 anos. 
 
VE – Quantos anos leva o produto a estar pronto?
BT – Mathilde faz esta investigação dentro de portas há anos, tem uma equipa de cinco pessoas, que, a tempo inteiro, trata das fórmulas. Quando os concorrentes dizem que investem num novo creme, fazem 10 fórmulas. A minha mulher, Mathilde, faz 100 ou 200 fórmulas, devido aos ingredientes naturais, à fragrância, à textura. A linha Premier Cru levou sete anos a ficar pronta e Vinopure três anos. A concorrência leva 9 a 12 meses. Na Caudalie é um compromisso pessoal da fundadora, não há uma ideia de prazo, de limite, quando o produto está pronto para a Mathilde, é quando o lançamos.
 
VE – Tendo em conta a vossa distribuição, apenas em farmácia, como vai o mercado português para a Caudalie?
BT – Crescemos todos os anos sem abrir mais pontos de venda. Estamos nas 700 farmácias e queremos abrir spas nos próximos dois anos, um em Lisboa e outro no Porto. Em 2019 haverá certamente uma nova boutique em Lisboa. Todas as nossas boutiques têm salas de tratamento. Abrimos a primeira boutique em Bordeaux, há 20 anos, temos terapeutas e protocolos de tratamento únicos. Queremos que as pessoas experimentem os tratamentos Caudalie estejam onde estiverem. Já trabalhamos com Yeatman no Porto, mas queremos escolher um bairro trendy em Lisboa. Precisamos de novos conceitos refrescantes nas ruas. Vamos trabalhar para que isso aconteça e criar um local em que é possível os clientes ligarem-se à marca a um nível mais emocional do que na farmácia. As farmácias têm ótima credibilidade, óptima exposição, mas a possibilidade e experienciar a marca está limitada, daí a vontade de abrir spas. Temos 10 pessoas no terreno e fazemos cerca de 100 eventos em todas as farmácias todos os meses. 
 
VE – Como encara o mercado português?
BT – Estamos a crescer cerca de 12% em Portugal devido a trabalho árduo, com muitas pessoas em campo. O mercado português está a crescer mais do que outros mercados, sem aberturas de novos pontos de venda. A Alemanha cresce 3% e a Itália também, mas como novas farmácias a abrir
Nas boutiques Caudalie vão estar todos os produtos, todos os “testadores” frescos e, se ficar uma hora e testar tudo, ficamos felizes. Não é preciso comprar, mas mergulhar na marca. Cada amostra que damos aos clientes é, usualmente, um produto vendido. 
Para além da experiência sensorial, haverá possibilidade no spa Caudalie de reciclar as embalagens através da leitura do código de barras. Graças à nossa parceria com a Terracyle, uma empresa global e, ao fazê-lo, oferecemos pontos/créditos. É uma experiência omnicanal, tanto mais que estará ligado ao Instagram da Mathilde. 
 
Dora Troncão agenda@vidaeconomica.pt, 20/06/2019
Partilhar
Comentários 0