A desvalorização da comunicação pode ser fatal para startups e empreendedores;

Marta Gonçalves, “managing partner” da Say U Consulting, afirma
A desvalorização da comunicação pode ser fatal para startups e empreendedores
A comunicação permite criar o “buzz” necessário à volta de um produto ou serviço sem gastar uma fortuna, considera Marta Gonçalves.
Face aos enormes desafios que se apresentam às iniciativas empresariais no mercado, a Say U Consulting faz do suporte à Acredita Portugal e aos projetos apoiados pela associação o ponto de partida para desenvolver uma resposta orientada para startups e empreendedores.
 
Num contexto de enormes obstáculos que se apresentam a novos projetos, coloca-se a questão de como conseguir lidar com os desafios da comunicação no contexto de uma startup, e como criar o buzz necessário à volta de um produto ou serviço sem gastar uma fortuna.
Os números apontam para um cenário de dificuldades por parte dos empreendedores: um terço das startups fecha ao fim de um ano, tendo de lidar com questões relacionadas com a falta de perspetiva e de feedback de stakeholders, recursos limitados, lacunas na estratégia desenhada ou a incapacidade de adaptação perante as adversidades encontradas pelo caminho.
Neste cenário, o papel da comunicação pode ter sido deixado para segundo plano, apesar de constituir um suporte à visibilidade e contacto com possíveis parceiros, investidores e clientes, potenciar a reputação, atuar como uma forma de criar uma mensagem original, e alavancar o processo comercial.
 
O modelo “GO360º”
 
Perante os desafios comuns identificados para projetos neste âmbito, a Say U Consulting fez da experiência proporcionada pela parceria desenvolvida com a Acredita Portugal o mote para criar o modelo “GO360º”, uma metodologia de comunicação pensada para permitir uma resposta estruturada de comunicação a startups e projetos emergentes e de suporte às suas metas de negócio.
Marta Gonçalves, “managing partner” da Say U Consulting, reforça o papel da consultora apontando “um contexto atual no mercado nacional que revela uma preponderância do fenómeno startup e uma apetência acrescida para colocar em prática projetos de natureza empreendedora. Constatámos, ao longo de sete anos desta ligação à Acredita Portugal, a relevância de existirem ferramentas que potenciem ideias e a relação dos empreendedores com outros stakeholders. Um objetivo que apenas poderá ser plenamente alcançado através de uma estratégia, visibilidade e alcance eficaz para os projetos que dão os primeiros passos na sua implementação”.
Para Fernando Fraga, Head of Innovation da Acredita Portugal, “este apoio tem sido fulcral no desenvolvimento sustentável de uma associação sem fins lucrativos que todos os anos ajuda milhares de empreendedores”.
A Say U Consulting é responsável pela divulgação do Concurso de Empreendedorismo Montepio Acredita Portugal. Desde o início desta parceria, em 2013, a consultora é também responsável pelo desenvolvimento da estratégia de reposicionamento da Acredita Portugal, a divulgação da iniciativa e a disponibilização de estratégias de comunicação para semifinalistas, finalistas e vencedores do concurso.
 
Susana Almeida, 25/07/2019
Partilhar
Comentários 0