Marcas e lazer com elevado potencial de rendimento;

a nossa análise
Marcas e lazer com elevado potencial de rendimento
O Banco Carregosa lançou um novo produto, o “Carregosa Cabaz Marcas Líder Setembro 2021”.
Os depósitos estruturados continuam a ser uma opção para obter rendibilidades muito acima daquilo que é possível em aplicações convencionais. O Banco Carregosa lançou recentemente um novo produto, o “Carregosa Cabaz Marcas Líder Setembro 2021” e que mais não é do que um depósito estruturado a dois anos, com um investimento mínimo de mil euros e subscrição até ao próximo dia 26 de setembro.
 
O interesse deste produto está na proteção de capital e na remuneração mínima de 0,15% TANB, podendo chegar aos 1,5% TANB, sendo que a rendibilidade está indexada a um cabaz de ações e que são algumas das marcas mundiais mais conhecidas, como seja a Inditex, a Kering, a Hugo Boss e a BMW. As datas de observação inicial e final são 27 de setembro próximo e 14 de setembro de 2021. Este é um produto que obriga a ter conhecimentos a nível do mercado de capitais pois para além de não ter liquidez pois não é possível o resgate durante o contrato, a rendibilidade está dependente da evolução do mercado de capitais, algo incerto e ligado a condições que não são previsíveis. De realçar que este produto, para além de ter a garantia de capital por parte do emitente, tem ainda a garantia dada pelo FGD até 100 mil euros por aforrador.
Das empresas que fazem parte do cabaz destaque para a Inditex, uma multinacional espanhola que detém a Massimo Dutti e a Zara, entre outras marcas; a Kering é francesa que controla a Gucci e a Yves Saint Laurent; enquanto a Hugo Boss é alemã e está no vestuário, sapatos, perfumes e relógios; e a BMW é uma das marcas alemãs premiuns.
Uma outra proposta com subscrição até 27 de setembro próximo é do Banco Invest e já falámos sobre ela numa edição anterior. Trata-se do depósito estruturado denominado “Invest Leisure Set 19” e que permite um crescimento de rendibilidades semestre após semestre. Tem por indexante um cabaz com títulos da BMW, Kimco, Lufthansa, Accor e Las Vegas Sands. É uma aplicação a dois anos e que tem os mesmos constrangimentos do produto anterior em termos de liquidez e de exposição ao mercado de capitais.
 
Risco
 
No mercado decorre a subscrição até 26 deste mês de um produto estruturado da responsabilidade do Banco Invest. Denominado “PFC Leisure Set 19” e com um prazo de 374 dias, tem o reembolso e a remuneração ligados à rendibilidade de um cabaz de cinco ações, a saber, BMW, Accor, Lufthansa, Las Vegas Sands e Kimco. A particularidade deste produto é o facto de potenciar um ganho que estando indexado ao cabaz pode chegar a um máximo de 4,620% TANB, mas que também pode resultar em perdas que estão limitadas a 2,5% do investimento e, claro, não haverá lugar ao pagamento de qualquer cupão. Esta estrutura derivada não tem respaldo em caso de incumprimento do emitente, sendo um produto de risco. O pedido de reembolso automático não existe, podendo, no entanto, ocorrer uma operação de reembolso antecipado com a realização de uma operação com o Banco Invest. A instituição realça que neste caso podem existir custos e a perda poderá, inclusive, ser superior a 2,5%. Este é claramente um produto que obriga a conhecer as regras do mercado de capitais e os riscos associados a investimentos sem respaldo para os aforradores. O potencial de valorização é o grande atrativo deste produto estruturado.
Vítor Norinha, 12/09/2019
Partilhar
Comentários 0