MAR recebe elogios da OCDE e da ONU;

MAR recebe elogios da OCDE e da ONU
Portugal entrou no Top 15 dos registos a nível mundial, tendo em conta o programa MAR.
O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) foi avaliado de forma muito positiva por um estudo da OCDE e pela Organização das Nações Unidas, sendo Portugal apontado como um dos poucos estados de bandeira da Europa que obteve sucesso constante no crescimento da sua frota, nos últimos anos.
 
Dados mais recentes confirmam a entrada de Portugal no top 15 dos Registos a nível mundial, devido ao MAR. Somos considerados dos países mais competitivos do mundo neste setor. As avaliações obtidas, defende a SDM (sociedade que gere o programa), “realçam o trabalho que tem sido realizado no sentido de aumentar a credibilidade e a competitividade internacionais do registo, com o objetivo de ombrear com os maiores registos a nível global”. A realidade é que tem havido um aumento do número de navios de comércio registados e correspondente tonelagem de arqueação bruta, com uma maior capacidade para atrair armadores de referência. Os dados mais recentes das Nações Unidas confirmam a entrada do nosso país no Top 15 dos registos a nível mundial, tendo em conta o programa MAR.  
Refira-se que o crescimento exponencial do MAR tem proporcionado a Portugal uma frota de qualidade, tendo contribuído decisivamente para que o País e, consequentemente, também a Europa tenham mais peso nos grandes fóruns marítimos internacionais. Os dados mais recentes revelam que o Registo Internacional de Navios da Madeira continua a assinalar uma tendência positiva de crescimento. Desde o fim de 2018, num período de seis meses, o MAR assinalou um crescimento de mais 27 navios de comércio. Com um total de 653 embarcações registadas, a 30 de Junho, o MAR mantém a sua posição cimeira entre os registos internacionais europeus, quer em número de navios quer em tonelagem.
Susana Almeida, 10/10/2019
Partilhar
Comentários 0