Maria do Céu Albuquerque é a nova ministra da Agricultura;

Maria do Céu Albuquerque é a nova ministra da Agricultura
Maria do Céu Albuquerque ministra da Agricultura.
O Primeiro-Ministro indigitado, António Costa, apresentou esta terça-feira ao Presidente da República a proposta de composição do XXII Governo Constitucional, à qual Marcelo Rebelo de Sousa “deu o seu assentimento”. 
 
Mantêm-se Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, Pedro Siza Vieira ministro da Economia e agora também na Transição Digital, Francisca Van Dunem na Justiça, Nelson de Souza como ministro do Planeamento e João Pedro Matos Fernandes no Ambiente e agora também na Ação Climática. 
Duas novidades de vulto no novo Executivo são a nova ministra da Agricultura, a ex-autarca de Abrantes Maria do Céu Albuquerque (até agora secretária de Estado do Desenvolvimento Regional), e o novo ministro do Mar, o ex-deputado europeu Ricardo Serrão Santos. 
O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural desapareceu. Ou, melhor dizendo, esvaziou-se. Passa a chamar-se apenas Ministério da Agricultura e vai ser tutelado por Maria do Céu Albuquerque. 
A Secretaria de Estado das Florestas, até aqui tutelada por Miguel Freitas, transita para o Ministério do Ambiente (desconhecendo-se se Miguel Freitas também) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, agregada à Secretaria de Estado da Agricultura e que era tutelada por Luís Medeiros Vieira, é incorporada no novo Ministério da Coesão Territorial, cuja ministra é a até aqui presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), Ana Abrunhosa.
 
Susana Almeida, 17/10/2019
Partilhar
Comentários 0