Nova geração Citroën C4 pretende afirmar-se pelo conforto;

Nova geração Citroën C4 pretende afirmar-se pelo conforto
O modelo do segmento C é o quinto elemento da ofensiva elétrica da Citroën.
A Citroën revelou a nova geração C4. O modelo, que substitui na gama da marca francesa o C4 Cactus, abre o “livro” de encomendas previsto ainda este verão, com as primeiras entregas em Portugal previstas para dezembro. Tal como outros produtos do grupo PSA, o novo C4 terá, logo no lançamento, variante elétrica, além de diesel e gasolina.
 
O modelo do segmento C inaugura uma nova linguagem de design da Citroën e tem uma silhueta SUV Coupé. Com a plataforma modular CMP do grupo PSA (à qual também recorrem modelos como o Peugeot 208, 2008, DS 3 Crossback ou Opel Corsa), o novo Citroën C4 destaca-se pelas projeções dianteiras e traseiras curtas e uma elevada distância ao solo (156 mm). Oferece, aliás, um campo de visão mais alto do que a concorrência (1,22 m), proporcionando melhor visibilidade ao condutor.
Quanto a outras medidas, destaque para a distância entre eixos de 2670 mm, o comprimento de 4360 mm, a largura de 1800 mm e a altura é 1525 mm. A bagageira tem capacidade para 380 litros, a que se juntam 16 espaço de arrumação no habitáculo (com um volume total de 39 litros).
Ao contrário de outros modelos em que o carácter desportivo é destacado, no novo C4/ë-C4 os pergaminhos da Citroën são honrados e é o conforto e bem-estar a bordo que são destacados. A casa do “double chevron” não hesita, com efeito, em candidatar o modelo a ser o mais confortável do segmento C. 
O modelo oferece, de acordo com o grupo PSA, uma nova dimensão do programa Citroën Advanced Comfort, “que abrange a totalidade dos critérios necessários para reforçar o bem-estar a bordo”. O conforto em andamento é assegurado pelas suspensões com batentes hidráulicos progressivos e bancos Advanced Comfort. 
 
Gasolina, diesel e elétrico
 
O modelo é o quinto elemento da ofensiva elétrica da Citroën, após o C5 Aircross Hybrid, o Ami, ë-Jumpy e o ë-SpaceTourer. O novo C4 está também disponível a gasolina ou diesel. As opções térmicas, que cumprem as normas de emissões Euro 6d, são o 1.2 Puretech a gasolina (100, 130 e 155 cv) e o 1.5 BlueHDI de 110 e 130 cv. As versões menos potentes serão propostas com caixa manual de seis velocidades e as mais potentes com caixa automática de oito marchas (o gasolina de 130 pode ter ambas as caixas).
A motorização 100% elétrica tem 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm. A bateria do motor elétrico, com capacidade de 50 kWh, é do tipo Alta Tensão 400 V Li-Ion (iões de lítio). A aceleração do modelo com esta motorização é de 9,7 segundos, com uma velocidade máxima de 150 km/h. 
A autonomia é, de acordo com a Citroën, de 350 km. Quanto aos tempos de carregamento, a marca francesa indica que, num posto público de 100 kW, acontece a um ritmo de 10 km por minuto, com 80% da carga a ser feito em 30 minutos. 
Em casa, numa wallbox 32 A o carregamento da bateria demora 7h30 com corrente monofásica ou cinco horas com corrente trifásica com carregador opcional 11 kW. Também em modo doméstico, numa tomada de 16 A do tipo Green’up Legrand a bateria carrega em 15 horas e numa tomada doméstica normal (standard) demora 24 horas.
Susana Almeida, 30/07/2020
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