Mercados financeiros penalizados pela incerteza;

Variante Delta causa preocupações acrescidas
Mercados financeiros penalizados pela incerteza
Os mercados financeiros iniciaram da melhor forma o ano. Mas agora os investidores dão sinais de preocupações quanto à evolução da variante Delta e ao seu impacto sobre o ritmo de crescimento das várias economias. As bolsas europeias e norte-americano traduzem essas preocupações por parte dos investidores.
Existem muitas incertezas quanto ao que se vai passar nos próximos tempos e como vão reagir os mercados financeiros. Para já, a tendência tem sido de muitas cautelas. A realidade é que a variante Delta arrisca tornar a situação complicada. Com efeito, os governos e as autoridades locais estão a ser obrigados a colocarem em prática medidas restritivas, de modo a evitar a expansão da doença. Naturalmente, tal tem implicações negativas nos mercados financeiros. Os investidores têm dado prioridade aos ativos mais seguros, ou seja, voltou uma certa aversão ao risco. A Europa não é a única região a recuar no que toca à abertura da economia.
Nos Estados Unidos, a variante Delta está a criar sérias preocupações, já que se está a verificar uma epidemia entre os não vacinados. Ora, acontece que as bolsas americanas são também muito sensíveis à deterioração do contexto sanitário. Por outro lado, os receios de um abrandamento causado pela variante também estão a penalizar os mercados das matérias-primas, como foi o caso do petróleo, que não se ficou a dever apenas ao acordo alcançado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados. Finalmente, os setores ligados ao turismo têm sido fortemente penalizados.
Susana Almeida, 22/07/2021
Partilhar
Comentários 0