Economia portuguesa poderá crescer até 5,8%;

Previsões ISEG para 2022
Economia portuguesa poderá crescer até 5,8%
O ISEG – Lisbon School of Economics & Management / Universidade de Lisboa aponta, na sua Síntese de Conjuntura de Dezembro de 2021, para um crescimento da economia portuguesa no último ano de 4,4%. Para 2022 é avançada a previsão que deverá situar-se entre 4,8% e 5,8%.
“Esta previsão tem necessariamente por base alguns pressupostos, nomeadamente relativos à evolução da pandemia. Admitindo que alguns problemas económicos resultantes dos impactos iniciais da pandemia tenderão a ser progressivamente controlados, prevê-se que a economia portuguesa crescerá sobretudo por impulso da Procura Interna, nomeadamente Consumo Privado (5%), Consumo Público (3%) e Investimento (10%).”
“Espera-se uma retoma da procura turística externa, eventualmente não completa relativamente a 2019, mas o contributo da Procura Externa Líquida deverá ser nulo devido ao aumento da importação de bens.”
“Assumem-se como riscos desta previsão, internamente, a evolução do Investimento, pela sua volatilidade, mas que se espera ver parcialmente sustentada pelo PRR e pelo encerramento do PT2020 e início da aplicação do PT2030. Como riscos externos, a evolução do preço do petróleo e seus potenciais efeitos inflacionistas. E, finalmente, permanece como risco, porventura mais baixo porque lidamos melhor com ele, a evolução do vírus da pandemia que segundo responsáveis da OMS, continua a ter oportunidades de se espalhar e gerar novas variantes”, conclui o estudo do ISEG.
Susana Almeida, 14/01/2022
Partilhar
Comentários 0