Jaguar I-Pace: o novo conceito de luxo sustentável;

Ensaio
Jaguar I-Pace: o novo conceito de luxo sustentável
O Jaguar I-Pace antecipa o futuro da marca britânica e o objetivo anunciado de passar a ser 100% elétrica no prazo de três anos, ou seja, até 2025. Para os amantes da mecânica de combustão, a mudança é radical e representa o fim de uma tradição com mais de 100 anos. Mas, para o francês Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover, esse é o caminho. O plano “Reimagine” apresentado no ano passado revela uma nova vocação para a Jaguar, associando o luxo à sustentabilidade e a aposta na mobilidade elétrica. As vendas da Jaguar diminuíram 37% em 2020 e representam apenas 22% das receitas da Jaguar Land Rover.
O I-Pace é o pioneiro da nova estratégia da Jaguar. Lançado em 2018, o I-Pace tem conquistado inúmeros prémios atribuídos pela imprensa especializada, mas as vendas ainda estão abaixo do esperado. A versão de 2022 apresenta várias mudanças fave à versão de 2018 com o objetivo de tornar ao modelo mais competitivo face ao seu concorrente direto, o Tesla X.
Mas, enquanto a Tesla atrai os entusiastas do 100% elétrico, a Jaguar continua associada aos motores a combustão e enfrenta a resistência da transição por parte dos clientes.
 
Re-styling discreto

Para 2022, o Jaguar I-Pace foi alvo de um re-styling discreto, com a mudança da grelha para Atlas Grey em vez de cromado. As jantes de liga leve apresentam também um novo design.
Com o seu aspeto de coupé, o I-Pace apresenta-se como um crossover, como dizem os franceses, uma espécie de amálgama entre um carro e um SUV. O resultado é particularmente bem-sucedido e o I-Pace já ganhou mais de 90 prémios. A versão que ensaiámos o I.Pace S400 SWD 21 MY, tem o preço base de J88.832
Entre as mudanças do modelo 2022, destaca-se a nova instrumentação com menus simplificados, que possivelmente serão partilhados com todos os modelos da marca. O interface é compatível com as funções Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de navegação indica os locais onde estão disponíveis estações de carregamento e faz a sua seleção em função do percurso, escolhendo os carregadores mais rápidos para reduzir o tempo de carregamento. O novo carregador de bordo do I-Pace é mais rápido o que permite adicionar 100 quilômetros de autonomia em 15 minutos quando o carro está ligado a um terminal rápido (100 kW).
 
Agradável de conduzir
 
Na estrada, o I-Pace mostra um excelente desempenho, sendo mais dinâmico que o Audi e-tron quattro. Com os dois motores elétricos, o Jaguar elétrico atinge 100 km/h em menos de 4,7 segundos, apesar do peso superior a duas toneladas. Quando o percurso se torna mais sinuoso, o I-Pace revela um bom comportamento, sendo muito agradável de conduzir. Insere-se bem nas curvas e adere ao asfalto com grande estabilidade. A travagem também contribui de forma positiva para o desempenho. Na condução urbana, pode ser conduzido apenas com um único pedal, aproveitando a travagem regenerativa.
A autonomia proporcionada pela bateria de 90 kWh é de 377 km em condições ideais, mas pode descer facilmente para 300 km em velocidade mais elevada ou com temperaturas baixas. Nesse aspecto específico, embora o I-Pace se revele um pouco melhor que o Audi e-tron quattro, fica aquém do Tesla Model X.
 
Vantagens fiscais
 
No plano fiscal, o Jaguar I-Pace apresenta várias vantagens. Como tem um preço acima do limite de J65.000 perde alguns benefícios para empresas como o IVA dedutível, mas beneficia de isenção de ISA e IUC. Na compra apenas é tributado em IRC á taxa de 23% o que é invulgar e atrativo, tratando-se de um topo de gana com preço superior a J80.000. Em termos percentuais, a taxa de tributação é percentualmente inferior à de qualquer utilitário com motor a gasolina ou diesel.
Os custos  de utilização são também inferiores. Carregado em casa com tarifa noturna, o custo do enchimento do “depósito” fica abaixo dos J9, permitindo percorrer 300 km, o que equivale a um consumo inferior a dois litros de combustível aos 100 km e zero emissões para o ambiente.
 Em conclusão, o modelo 2022 do I-Pace apresenta uma boa evolução em termos de sistema multimedia e uma maior velocidade de carregamento Face à concorrência direta, o jaguar I-Pace tem um preço bastante inferior os Tesla X, mas enfrenta novas alternativas como o Audi E-TRON e o Mercedes EQC.

Preços a partir de € 88.832

Pontos Positivos
  • Design único atrativo
  • Excelente comportamento em estrada
  • Qualidade de construção
  • Velocidade de carregamento melhorada


11/08/2022
Partilhar
Comentários 0