Preço das casas em Portugal cresce 15,4%;

Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário revela
Preço das casas em Portugal cresce 15,4%
O preço de venda das casas em Portugal (Continental) aumentou 15,4% em dezembro de 2018 face a igual mês do ano anterior, apurou a Confidencial Imobiliário, no âmbito do Índice de Preços Residenciais, indicador que acompanha a evolução dos preços efetivos de transação de habitação no país.
Esta subida representa uma aceleração face aos 12,8% registados no final de 2017 e reflete o comportamento homólogo predominante ao longo de 2018, que, entre abril e setembro, se situou entre os 15% e os 16%, chegando mesmo a atingir mais de 17% nos meses de outubro e novembro. Ainda assim, o desempenho homólogo dos preços em dezembro apresenta um arrefecimento face ao mesmo indicador observado no mês anterior, quando foi atingida a valorização mais elevada em 10 anos (17,3%). Em termos mensais, os preços encerraram o ano em estabilização, apresentando uma diferença residual de -0,1% em dezembro, comparativamente com o mês anterior.
Em termos gerais, 2018 deu continuidade ao ciclo ininterrupto de cinco anos de valorizações homólogas (desde finais de 2013), o qual se intensificou fortemente desde meados de 2017, período a partir do qual os preços residenciais observam subidas homólogas superiores a 10%. Na sequência deste percurso de recuperação, os preços da habitação em Portugal apresentam um ganho de 46% face a meados de 2013, quando atingiram o seu ponto mais baixo.  
“As expetativas do mercado, conforme os inquéritos do “Portuguese Housing Market Survey”, são para que os preços mantenham a tendência de subida, este ano, mas com uma progressiva suavização do ritmo”, comenta Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário.
Susana Almeida, 15/03/2019
Partilhar
Comentários 0