Prémio Manuel António da Mota distingue instituições no combate à Covid-19;

Edição 2021 com prémios no valor de 120 mil euros
Prémio Manuel António da Mota distingue instituições no combate à Covid-19
Dedicado ao tema “Portugal Resiste”, a edição de 2021 do “Prémio Manuel António da Mota” premiará as instituições sociais que se distingam no combate às consequências da crise pandémica junto da população, nas áreas da luta contra a pobreza e exclusão social, saúde, educação, emprego, apoio à família, inovação e empreendedorismo social, inclusão e transição digital e tecnológica e transição climática.

A pandemia da Covid-19 provocou consequências em múltiplos aspetos da vida pessoal, social e económica da população. Alterou o mundo do trabalho, as escolas, as atividades culturais, desportivas e de lazer, obrigando a um esforço de adaptação à nova realidade. Sucessivos períodos de confinamento e o distanciamento social transformaram a vida das famílias e abrandaram, significativamente, a atividade económica, o que fez crescer o desemprego e a pobreza, agravando a situação de fragilidade dos mais vulneráveis.
As instituições de solidariedade social tiveram que concentrar esforços no combate aos efeitos sociais provocados pela Covid-19, fomentando ações dedicadas a dar resposta às necessidades mais básicas das pessoas, depois do forte abalo que sofreram na adaptação às novas condições.
Com a vacinação em curso em todo o país, é importante recuperar e preservar a unidade e coesão nacionais para ultrapassar a crise epidémica, promover o crescimento económico, defender o estado social e restaurar a esperança no futuro. Sob o lema, “Portugal Resiste”, a edição especial do Prémio Manuel da Mota procura dar o seu contributo a este desafio coletivo.
Susana Almeida, 25/06/2021
Partilhar
Comentários 0