“As intervenções de ‘home staging’ valorizam em cerca de 10% o preço dos imóveis”;

Rui Torgal, CEO da ERA Portugal, destaca
“As intervenções de ‘home staging’ valorizam em cerca de 10% o preço dos imóveis”
A experiência com a primeira temporada do programa da “Casa Nova, Vida Nova”, leva Rui Torgal a afirmar que as intervenções de ‘home staging’ valorizam em cerca de 10% o preço dos imóveis, devolvendo o verdadeiro valor dos imóveis que, muitas vezes, estão avaliados abaixo do seu potencial.
O que levou a ERA Portugal a apoiar a participação na 2ª Temporada do programa “Casa Nova, Vida Nova”?
Não tivemos dúvidas em avançar para uma nova temporada do programa “Casa Nova, Vida Nova” porque os resultados da primeira temporada mostraram-nos que esta foi, claramente, uma aposta ganha. Além de uma audiência significativa em TV, tanto na SIC como na SIC Mulher, no nosso website era.pt os resultados também foram notórios, sendo que o número de visualizações, de cliques, de pedidos de informação e de visitas físicas dos imóveis intervencionados aumentou exponencialmente.
A participação da ERA nesta segunda temporada pretende também dar continuidade à missão de revolucionar a forma como os portugueses olham para o potencial de um imóvel, pois, independentemente da sua localização, tipo, tipologia ou estado, todas as casas podem ter uma nova vida através das técnicas de ‘home staging’ e, consequentemente, serem vendidas pelo melhor preço a uma nova família.
Além disso, a segunda temporada é a materialização de uma nova forma de aprender, melhorar e testar novas abordagens neste formato publicitário inovador, encontrando o equilíbrio entre a presença da nossa mensagem de marca e o foco no entretenimento.

O que traz o programa ao público em geral e ao mercado imobiliário?
O programa “Casa Nova, Vida Nova” coloca o entretenimento ao serviço do ‘home staging’ para dar a conhecer ao público em geral um conceito fundamental no setor imobiliário. Com a implementação de pequenas intervenções nos imóveis, é possível ajudar os proprietários a vender as suas casas num curto espaço de tempo e pelo melhor preço. Através do programa, os portugueses têm também acesso a um vasto conjunto de dicas que lhes permite melhorar a sua casa para aumentar o potencial de venda, seja pintar uma parede ou reorganizar a mobília. É já notório que as noções de ‘home staging’ estão presentes nas preocupações de quem pensa vender ou arrendar casa, o que nos indica que o cliente conhece o conceito e atribui-lhe valor e estamos convictos de que este programa contribuiu fortemente para a sua divulgação.

Que antevisão faz desta segunda temporada do “Casa Nova, Vida Nova”?
Estamos bastante confiantes quanto ao sucesso desta segunda temporada no que diz respeito ao aumento do sucesso na venda dos imóveis intervencionados, ao impacto na satisfação dos nossos clientes, nos resultados das audiências, bem como na promoção das nossas agências ERA. Na verdade, logo nas gravações dos episódios e no decorrer dos eventos Casa Aberta após cada intervenção de ‘home staging’, observámos um impacto enorme na perceção dos imóveis por parte dos potenciais clientes compradores. Temos inclusivamente algumas vendas já concretizadas.
Acreditamos, por isso, que a nova temporada seja uma versão melhorada da primeira, uma vez que toda a equipa adquiriu novos ensinamentos e implementou alterações que farão a diferença.

Para a ERA, qual o principal objetivo de participar no programa?
Com a participação no programa Casa Nova, Vida Nova, a ERA pretende reforçar a sua aposta em inovação e também no seu posicionamento como empresa que capta tendências relevantes do e para o mercado imobiliário. É, por isso, que, ao estarmos associados a um formato original e que traz, de facto, mais- valias ao cliente, reforçamos à liderança de mercado no que toca a inovação e a novas técnicas no setor.
Além disso, a nossa aposta no formato ‘branded content’ e num canal líder de audiências permite consolidar o valor da marca ERA e promover o ‘top-of-mind’ dos consumidores. Tudo isto ao mesmo tempo que mostra ainda que não só vendemos casas como também nos comprometemos a acompanhar os nossos clientes durante todo o processo e, de facto, mudar a vida das famílias portuguesas num momento tão importante como a compra e venda de uma casa.

Qual o impacto do ‘home staging’ na valorização dos imóveis?
Da nossa experiência com a primeira temporada do programa podemos afirmar que as intervenções de ‘home staging’ valorizam em cerca de 10% o preço dos imóveis. É, ainda assim, importante esclarecer que estas intervenções não visam promover a inflação do valor dos imóveis, mas sim devolver o verdadeiro valor dos imóveis que, muitas vezes, estão avaliados abaixo do seu potencial. Desta forma, aproximamos o valor percecionado ao valor real da casa.
O ‘antes e depois’ das várias transformações mostra que todas as casas têm caraterísticas únicas e, muitas vezes, estas caraterísticas não estão suficientemente evidenciadas. No entanto, com pequenos ajustes, tais como layout, decoração, mobiliário ou cor das paredes, as casas ganham uma nova vida e as mesmas divisões passam a parecer maiores ou com mais luz natural. Acreditamos, por isso, que o ‘home staging’ mostra o verdadeiro potencial de cada imóvel, aumenta a possibilidade de o cliente comprador criar um vínculo emocional com a casa e, consequentemente, aumenta também a sua valorização final.
Por exemplo, nesta temporada, temos um imóvel que estava para venda há cerca de seis meses; e assim que recebeu a intervenção de ‘home staging’ foi vendido no dia seguinte na iniciativa Casa Aberta ERA, dinamizada pela agência da zona. Neste caso, o impacto na valorização não se fez sentir apenas para os clientes compradores, uma vez que os próprios vendedores tiveram dificuldades em reconhecer a sua casa depois da intervenção, passando também a reconhecer-lhe um maior valor.

Quais as melhores dicas de ‘home staging’?
De forma sucinta, o ‘home staging’ ajusta cada imóvel ao seu público-alvo através de pequenas intervenções que causam grande impacto, pois é essencial que a casa intervencionada vá ao encontro das preferências de um potencial cliente comprador. É um conceito que permite que quem visite o imóvel consiga imaginar-se a viver no espaço, de modo a facilitar o vínculo emocional e aumentar o potencial de compra.
Susana Almeida, 28/01/2022
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