Investir no imobiliário: um risco ou uma aposta segura?;

Investir no imobiliário: um risco ou uma aposta segura?
O setor imobiliário tem-se mostrado resiliente face aos efeitos das últimas crises vividas no mundo. Apesar de todos os fatores externos que habitualmente causam instabilidade – nomeadamente crises sanitárias, financeiras e até mesmo conflitos políticos -, a verdade é que o setor imobiliário tem superado todos os obstáculos e as expectativas são de fechar o ano de 2022 com valores de crescimento significativo.
Tratando-se de um mercado flexível – na medida em que tem conseguido adaptar-se às conjunturas atuais –, são várias as provas que me levam a afirmar que a aposta no setor imobiliário é, sem dúvida alguma, um “investimento de refúgio” face a outros produtos financeiros, destacando-se também como uma oportunidade não só para quem quer investir na compra de imóveis, mas também para quem quer trabalhar por conta própria num setor firme e sustentado.
Numa primeira análise, destaco as características intrínsecas de Portugal como um dos principais motivos de este ser um mercado sólido e em franco crescimento. Não obstante às dificuldades vividas nos últimos tempos, comprar casa continua a ser um investimento seguro, rentável e com mais potencial de valorização e, segundo a experiência da ERA, o mercado está ciente desta realidade.
Facto é que os estudos de rentabilidade indicam que um imóvel é um bem que tem tendência a valorizar ao longo dos anos, sendo que esta valorização reflete-se não só no valor total do património (situação ideal para uma futura venda) como também nas rendas que são uma fonte rentável para o próprio proprietário.
Ora, apesar do acréscimo moderado das taxas de juro para conter a inflação, os fatores de atração inerentes a Portugal – como o clima, a segurança, o sistema de saúde pública e a educação – fazem com que o país continue a registar também um constante aumento na procura externa por habitação. Por outro lado, no mercado nacional, sentiu-se um acréscimo de poupança dos portugueses fruto da pandemia e a uma maior flexibilidade no modelo de trabalho, situações que são favoráveis à compra de casa.
Face a este panorama, o plano de expansão da ERA Portugal continua otimista e prevemos que os nossos números – quer em resultados quer em novas agências – continuem a crescer. Atualmente, contamos com uma rede de mais de 200 agências distribuídas em todo o território nacional e, neste momento, os nossos objetivos mantêm-se: atingir as 250 agências até ao final de 2023.

Apostar seguro no imobiliário com a ERA Portugal
O empreendedorismo é cada vez mais uma alternativa de carreira apreciada, sendo a opção de começar um negócio em modelo de franchising – que nem sempre está à partida no radar – uma aposta confortável e mais segura para o empreendedor.
No setor imobiliário, a ERA destaca-se como local de criação e desenvolvimento de start-ups de sucesso. Nos quase 25 anos de presença da marca ERA em Portugal, já criámos mais de 400 “start-ups”, algumas já com mais de 20 anos de bons resultados, evidenciando o nosso método de trabalho e modelo de liderança eficazes e sustentáveis, num setor altamente rentável e promissor.
Na verdade, o modelo de franchising implementado pela ERA é um dos mais lucrativos, quando comparado com outros modelos do setor. Dotado de uma metodologia de trabalho única, sólida e eficaz, este modelo permite ao empresário investir num negócio com um risco menor ao ter acesso a um know-how comprovado de mais de duas décadas.
Assim, o nosso validado modelo de franchising permite que os empresários e as equipas comerciais obtenham ótimos resultados muito rapidamente e uma excelente taxa de rentabilidade. Como fator diferenciador, destaco ainda o facto de na ERA não existir competitividade entre agências. Isto é, ao invés de competirem umas com as outras, canibalizando mercados, as nossas agências cooperam entre si para oferecer o melhor serviço possível ao cliente. Cada uma das agências ERA trabalha uma zona exclusiva, o que a torna altamente conhecedora e especialista no seu trabalho e gera um espírito de equipa e de partilha de melhores práticas único no nosso setor.
É de destacar também que na ERA temos ainda uma política de acompanhamento e consultoria permanentes. Desde o primeiro momento até à vigência do contrato, o franquiado é continuamente acompanhado por um consultor de operações da ERA Portugal. Este acompanhamento faz-se sentir desde a implementação do modelo e construção da equipa, ao apoio regular e dedicado na procura por mais e melhores resultados – até à expansão para novos territórios.
Adicionalmente, somos ainda reconhecidos como uma das melhores escolas de mediação imobiliária. Acredito que o acompanhamento e a formação são absolutamente indispensáveis num mercado tão ativo e dinâmico como aquele que temos e vamos continuar a ter em Portugal. A Academia ERA reflete precisamente a nossa vontade de contribuir para a formação de bons profissionais. De janeiro de 2021 a junho de 2022, a Academia ERA já realizou 150 ações de formação em 8 cidades diferentes em território nacional (do Algarve aos Açores) e mais de 1425 horas de formação, tendo envolvido cerca de 3850 participantes. Através da Academia ERA, o empresário e toda a sua equipa têm acesso a um conjunto variado de cursos e a uma formação contínua em gestão de empresas, marketing, liderança, gestão de equipas e novas tecnologias, contribuindo para que consiga ter sucesso no desenvolvimento do seu trabalho.
A partir daqui os resultados dependerão da ambição de cada um. Orgulho-me de afirmar que trabalho com os mais ambiciosos e dedicados franquiados do mercado.
Rui Torgal, CEO ERA Portugal, 30/06/2022
Partilhar
Comentários 0