Caminho de Santiago por Ponte de Lima prestes a ser certificado;

Nuno Ferreira, responsável do Turismo do Porto e Norte de Portugal, considera
Caminho de Santiago por Ponte de Lima prestes a ser certificado
O concelho de Ponte de Lima tem um forte potencial ao nível turístico. Reúne as condições propícias para que o turismo continue a crescer, seguindo a tendência dos últimos anos. interrompida pela pandemia – considerou Nuno Ferreira, do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Ponte de Lima conta com 15 empreendimentos de turismo de habitação, 59 casas de campo, 12 agro-turismos, três hotéis rurais e três hotéis, além do parque de campismo. O alojamento local já tem 292 registos, num total de 2139 camas, que já é um número significativo. Tem 25 empresas de animação turística e, de janeiro a setembro, teve 89 mil dormidas. A estada média tem crescido para duas noites, o que significa que há capacidade de atração e aumento da permanência dos turistas. Os Caminhos de Santiago representam um importante contributo para que Ponte de Lima se afirme ainda mais no panorama turístico.
O turismo vai mudando, sempre com uma componente financeira associada. O turismo tem como objetivos a visibilidade, a notoriedade e a promoção. “O Caminho de Santiago, na sua passagem por Ponte de Lima, ainda não está certificado, sobretudo por questões burocráticas, mas tal deverá acontecer em breve. É um produto turístico que está a caminhar no sentido da consolidação”, afirmou Nuno Ferreira. Para se ter uma ideia da importância deste produto, desde o início do ano já chegaram mais de dois milhões de peregrinos a Santiago de Compostela. É um facto que Ponte de Lima tem muito para oferecer e já representa 13% das dormidas do Alto Minho.
O responsável do Turismo do Porto e Norte destaca que vão sendo realizados vários eventos, sobretudo com o apoio da autarquia. É importante estar nestas realizações porque o próprio visitante reconhece a importância da região. “É um município que está sempre a bombar, em que há esforços para fazer face à sazonalidade. Ponte de Lima tem uma série de embaixadores que dão notoriedade ao território. Consegue atrair toda uma série de turistas, muitas vezes com interesses diferentes”, adiantou.
Susana Almeida, 25/11/2022
Partilhar
Comentários 0