Empresas receberão pagamentos das linhas Covid até final do ano;

Ministro da Economia assume compromisso
Empresas receberão pagamentos das linhas Covid até final do ano
Até ao final do ano, as empresas vão receber os pagamentos das linhas Covid. A promessa foi deixada pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, durante a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais do Banco Português de Fomento, que tem como presidente não executiva do Concelho de Administração Celeste Hagatong e como presidente da Comissão Executiva Ana Carvalho.
Segundo explicou o ministro, o BPF está a tentar resolver alguns dos problemas que existiam, nomeadamente a conversão de 20% das linhas Covid a fundo perdido para as empresas.
Costa Silva afirmou que estão a ser identificadas “as fontes de financiamento para, rapidamente, e até ao fim do ano, pagar a todas as empresas”, ajudando-as na “saga que os empresários todos os dias têm para fazer face aos seus compromissos e para desenharem um caminho para o futuro”.
Recorde-se que as Linhas de Apoio à Economia COVID-19, criadas pelo BPF, com o objetivo de apoiar os sectores indústria, turismo e montagem de eventos, e que abriram concurso em janeiro de 2021, contemplam uma linha de apoio a  empresas exportadoras da Indústria e do Turismo, com uma dotação global de 1050 milhões de euros, e outra linha de apoio a empresas de montagem de eventos, no valor de 50 milhões de euros, destinada a empresas cujo volume de negócio em 2019 seja em pelo menos 30% proveniente de atividade no âmbito da montagem de eventos, seja ao nível das infraestruturas ou do audiovisual.
Estas duas linhas tinham por objetivo apoiar micro, pequenas e médias empresas (PME), incluindo empresários em nome individual, bem como “Small Mid Cap” e “Mid Cap”.
Susana Almeida, 25/11/2022
Partilhar
Comentários 0