Recenseamento Agrícola suspenso pelo INE;

COVID-19
Recenseamento Agrícola suspenso pelo INE
O Instituto Nacional de Estatística (INE) decidiu suspender "até ao final do mês de abril, com reavaliação da situação até essa data", todas as entrevistas presenciais respeitantes ao Recenseamento Agrícola que estava a decorrer, devido à COVID-19.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) decidiu suspender "até ao final do mês de abril, com reavaliação da situação até essa data", as entrevistas presenciais respeitantes ao Recenseamento Agrícola que estava a decorrer, devido à COVID-19.
A decisão prende-se com o "risco para ambos, entrevistadores e respondentes recenseamento agrícola", decorrente da pandemia da COVID-19, revelou o INE.
"No cumprimento da sua missão, enquanto principal autoridade estatística nacional produtora de estatísticas oficiais, o INE efetua inquéritos a famílias, empresas e a outras entidades. Nas atuais circunstâncias, o INE decidiu suspender até ao final do mês de abril, com reavaliação da situação até essa data, as entrevistas presenciais, i.e, que envolvem contatos diretos com os cidadãos, devido ao risco para ambos, entrevistadores e respondentes", lê-se no comunicado divulgado no site do Instituto.
Será mantida a inquirição por via telefónica ou via internet, para a qual o INE apela "à boa colaboração dos inquiridos".
Internamente, "o INE está a reorganizar-se no sentido de procurar assegurar a produção estatística oficial".
Por outro lado, e relativamente ao calendário de divulgação estatística publicado no Portal das Estatísticas Oficiais, o INE alerta que "é possível que venham a observar-se alterações, para as quais o INE solicita desde já a compreensão dos cidadãos e comunicação social".
TERESA SILVEIRA - teresasilveira@vidaeconomica.pt, 26/03/2020
Partilhar
Comentários 0