FORMAÇÃO ONLINE - Cobrança de Dívidas a Clientes ;

24 Nov 2020 - 25 Nov 2020
09.30H - 13.00H

FORMAÇÃO ONLINE

Dias 24 e 25  de novembro das 9h30 às 13h00

 

Enquadramento
O crédito elevado em Clientes é um dos grandes responsáveis pelas necessidades de financiamento de muitas organizações
Reduzir o crédito a clientes, quer via controlo de Crédito, quer através duma boa organização das Cobranças, é de extremamente importante, para que as organizações possam funcionar sem uma pressão diária de tesouraria, reduzindo em simultâneo as necessidades de financiamento e os custos financeiros relacionados com os financiamentos da atividade
 
Objetivos
  • Propor métodos de organização de um sistema de Controlo do Crédito a Clientes
  • Proporcionar métodos práticos de cobrança
  • Aumentar a formação das pessoas, do departamento de cobranças, assim como de todos os que integram as áreas comerciais, financeiras e administrativa e que de uma forma direta ou indireta têm uma ligação com o crédito a clientes e com as cobranças
  • Mostrar a importância na tesouraria, dos créditos e dos encargos financeiros relativos às vendas de crédito


Destinatários - Quadros e pessoal administrativo das áreas:

  • Administrativa
  • Financeira
  • Comercial
Programa

1. Como diminuir o crédito vencido
  • A análise ABC dos créditos vencidos
  • A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos
  • Como estabelecer plafonds de crédito
  • O custo do crédito
 
2. Como organizar um serviço de cobranças
  • Objetivos de um serviço de cobranças
  • Definição de um sistema de cobranças
  • A necessidade de informações atualizadas e fidedignas
  • Organização de um ficheiro histórico de clientes
  • A coordenação entre os diversos serviços da empresa
 
3. Ações a desenvolver no processo de cobranças
  • Controlo de cobranças
  • Classificação dos devedores
  • Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança
  • A cobrança telefónica
  • Aspectos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso
  • As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas
 
4. Os aspetos jurídicos e a cobrança das dívidas dos clientes
  • O procedimento judicial
  • Os procedimentos de injunção
  • Os Títulos executivos
  • O Pepex
 
5. Os aspetos fiscais
  • Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC
  • Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA
 
6. Cuidados a ter com os meios de pagamento utilizados pelos clientes
  • Cheques
  • Letras
  • Sistema de Débitos Diretos
 
7. O atraso nos pagamentos e a aplicação de Juros Comerciais
  • Legislação
  • Cálculos de juros
 
8. Como diminuir o risco de crédito
  • Como analisar o Risco de Crédito dum cliente
  • Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos
  • As garantias
  • O factoring sem recurso
  • Os Seguros de crédito
 
9. Cartas tipo e formulários para o controlo de crédito e cobranças

 

Preços:
Assinantes VE: €77*
Público em Geral: €122
*Acresce IVA a taxa em vigor


Formador
Dr. Agostinho Costa
- Licenciado em Economia pela Universidade do Porto; Consultor de Gestão de várias empresas nacionais, no Continente e Ilhas. Membro do Corpo Docente de Mestrados em Finanças; Colunista de Revistas de Contabilidade e Finanças; Especialista em Gestão Financeira, Controlo de Gestão, Gestão de Créditos e Cobranças. Formador nas áreas de Gestão Financeira, Controlo de Gestão, Gestão de Créditos e Cobranças, de quadros empresariais em instituições nacionais de média e grande dimensão e empresas angolanas e moçambicanas de grande dimensão. Colaborador em revistas técnicas, com artigos periódicos nas áreas de Controlo de gestão, Finanças empresariais e Estratégia empresarial. Participação como Orador, em Conferências sobre temas ligados às Áreas de Gestão.


 

Inscrições / Informações
Ana Rita Bessa
Email: anabessa@vidaeconomica.pt
Telef.: 223 399 427