Calçado começa a recuperar;

Calçado começa a recuperar
“A recuperação será mais lenta do que todos desejaríamos”, afirma Luís Onofre, presidente da APICCAPS.
Depois de uma queda superior a 20% no último ano, o consumo mundial de calçado iniciará este ano o caminho de recuperação. Uma recuperação mais lenta do que o desejado, já que só em 2023 o setor deverá regressar à normalidade, de acordo com o World Footwear.
De acordo com o “Business Conditings Survey”, efetuado em março a 141 profissionais do setor, provenientes de mais de 42 países, o consumo mundial de calçado deverá aumentar 2,8%. Insuficiente, ainda assim, para atenuar o forte impacto do setor no último ano.
A maioria dos entrevistados acredita que, nos próximos seis meses, o volume do calçado comercializado aumentará, facto que revela uma evolução otimista comparativamente às perspetivas anteriores. Acresce que mais da metade dos especialistas esperam que os preços do calçado estabilizem.
Por segmentos de produto, serão ainda os desportivos (77% dos especialistas antevê que possam crescer) que continuarão a suscitar mais procura.
“São dados que não dão algum alento”, adianta Luís Onofre, mas são também “um indicador claro de que a recuperação será mais lenta do que todos desejaríamos”. Para o presidente da APICCAPS, “as conclusões deste estudo reforçam o acerto estratégico de várias opções do setor do calçado: a procura de novos mercados, a aposta em produtos sustentáveis e a valorização dos produtos portugueses, nomeadamente nos canais online”.
Susana Almeida, 08/04/2021
Partilhar
Comentários 0